3 passos para uma vida mais feliz

Pode pensar que o segredo para ter uma vida mais feliz e preenchida está apenas acessível  a algumas pessoas, que é algo difícil de atingir ou que precisa de uma carteira muito bem recheada para o alcançar, mas na realidade este sonho está mais perto do que pensa.

A verdade é que para ter uma vida longa e feliz não precisa de fazer algo realmente extraordinário, como procurar pelo trabalho perfeito, o companheiro ideal ou uma conta no banco muito recheada. Algumas pesquisas têm vindo a revelar que alcançar uma vida longa e mais feliz é realmente apenas uma combinação de coisas simples e quotidianas, uma abordagem à vida que alguns podem dizer que enfatiza a sensação de resiliência e abertura mental para com os outros e novas experiências.

Confira já de seguida alguns passos que deverá começar a adotar para uma vida mais feliz.

 

 

Gratidão

Pesquisas têm vindo a revelar que quem é grato pelo que tem é frequentemente mais feliz. Sinta-se grato e humilde com o que tem vindo a atingir ao longo de cada etapa da sua vida. Quer seja um estudante, um diretor de uma empresa importante, uma mãe que cuida dos filhos em casa, o importante é que saiba apreciar todas as coisas maravilhosas que preenchem a sua vida diariamente. Encontre sempre algo com o qual se sinta grato cada dia da sua vida, ainda que por vezes a situação em que se encontra lhe possa parecer difícil de enfrentar. Encarar tudo com optimismo é meio caminho andado para uma vida preenchida e mais feliz.

Stress na quantidade certa

Um pouco de stress na dose adequada não é prejudicial e pode até ser bastante benéfico para a sua saúde e estado mental. Uma dose controlada de stress nas nossas vidas mantém-nos mais motivados e com vontade de alcançar os nossos objetivos e sonhos. Ficamos mais focados e ambiciosos para os desafios com que nos deparamos.

Contudo, quando o stress é em demasia pode causar sérios problemas a nível físico e psicológico. Por outro lado, stress em doses insuficientes pode conduzir a sensações como tédio e falta de sentido na vida, o que também acaba por não ser o mais indicado para uma vida longa e feliz. Tente encontrar o equilíbrio certo de stress na sua vida para mantê-lo interessado, mas não se sentir sobrecarregado.

Saiba apreciar pequenas experiências

O dinheiro não consegue comprar tudo, especialmente quando falamos de sentimentos e estados psicológicos como a felicidade, embora muitas vezes tenhamos a ilusão que sim.

Em vez de gastar dinheiro unicamente em bens materiais que nos deixam entusiasmados por alguns momentos, mas em que rapidamente este entusiasmo se dissipa, aposte em experiências, em voluntariado, em doações para a caridade. Diversas pesquisas têm vindo a revelar que as nossas melhores memórias são sempre aquelas que passamos com alguém ou a fazer algo que gostamos e não a comprar um simples bem material, como uma TV por exemplo.

E não precisa de gastar muito dinheiro nestas experiências verdadeiramente enriquecedoras. Um simples passeio com a família, uma pequena viagem com quem mais amamos ou uma refeição perto da praia é tudo o que basta para um dia feliz que irá perdurar na nossa memória por muitos anos.

Estes são apenas alguns passos que vão permitir-lhe começar a ter uma vida mais feliz. Noutros artigos daremos mais exemplos de simples mudanças que poderá fazer na sua vida e atitudes para se sentir mais feliz e otimista.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.