A anorexia nervosa

O que é a Anorexia Nervosa?

Esta doença pode ser despoletada através de uma decisão de escolher quais o alimentos a ingerir, alimentos esses que são os menos calóricos possíveis. O objectivo é emagrecer, pois a insatisfação com o aspecto do corpo é constante. As pessoas que desencadeiam este tipo de doença tem necessidade de se afirmarem perante os outros e usam o corpo para conseguir isso. Por outro lado, depois de conseguirem emagrecer o medo de voltarem a aumentar de peso é grande e é então que surgem hábitos doentios de comer cada vez menos. A não satisfação da sensação de fome já faz parte da doença, pois quando o apetite surge evitam comer ou então para enganar os familiares ou alguém próximo comem, mas o menos possível e de forma a não se sentirem culpados. Quando comem demais sentem-se mal e provocam o vómito, usam laxantes ou praticam exercício físico de forma exagerada para queimar as calorias de tudo o que comeram. Com o passar do tempo e a disfunção alimentar sempre presente o peso pode chegar a valores muito baixos.

Se o índice de massa corporal for inferior ou igual a 17, o estado de desnutrição é preocupante. O organismo adoece e se o doente for do sexo feminino, a menstruação deixa de ser regular e passa a se ausentar durante meses seguidos.

A pele fica baça e seca, e os cabelos e unhas mais fracos.  Mesmo assim os doentes teimam em fazer exercício para gastar energia prejudicando cada vez mais a saúde.

Esta doença não surge somente porque queremos emagrecer e fazemos uma dieta com alimentos de baixas calorias. Tentar emagrecer só por si não despoleta a doença. A anorexia nervosa surge nestas pessoas pois elas apresentam uma perturbação mental de auto-análise distorcida. Sente-se desvalorizadas, sem auto-estima isolando-se do mundo que as rodeia.  Sentem-se gordas e feias e o único  modo de controlarem a situação é emagrecendo e controlando o que comem.

A anorexia nervosa surge mais nas mulheres do que nos homens. Sendo mais comum na idade da adolescência entre os 12 e os 18 anos, pode eventualmente surgir antes e na idade adulta. Varia também com as culturas e a sociedade em que a pessoa está inserida.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.