Planta medicinal Abrótano-fêmea
Planta medicinal Abrótano-fêmea
Sanlolina chamaecyparissus L.
Guarda-roupa, pequeno-limonete. roquete-dos-jardins Bras.: santolina
Compostas
O aroma penetrante e intenso do abrótano-fêmea, a delicadeza do seu aspecto aveludado e a harmonia dos seus caules finos encimados por pequenos capítulos amarelos contribuíram para que os jardineiros o elegessem como flor ornamental. No estado espontâneo, prefere o sol mediterrânico, os rochedos e as encostas áridas, colonizando também as campas e a terra dos cemitérios.
Os etimologistas encontraram para o seu nome duas origens possíveis: da palavra italiana santo, santo, devido às suas múltiplas virtudes, ou da palavra gregaxarithos, amarelo, evocando a cor das suas flores. As sumidades floridas, que se colhem em Julho, possuem uma acção estimulante, estomáquica e emenagoga; são ainda antiespasmódicas, podendo também ser utilizadas em infusão para as cólicas de estômago. Além disso, a planta tem grande procura devido à acção vermífuga das suas sementes, que podem substituir o sémen-contra, ou santó-nico, medicamento obtido da variedade ste-chemanniana Besser de Artemísia marítima L., das estepes do Turquestão Russo. Cazan receitava o abrótano-fêmea para tratar a tinha. A denominação de guarda-roupa foi-lhe atribuída porque, pendurado em ramos nos roupeiros e armários, protege a roupa e o vestuário das traças.
Habitat: Europa, região mediterrânica, rochedos, colinas áridas e calcárias; subespontâneo em algumas zonas da Beira Litoral, Estremadura e Alentejo litoral; até 1000 m.
Identificação: de 0,20 a 0,50 m de altura. Vivaz, caule lenhoso na base, espesso, com numerosos ramos erectos e pubescentes; folhas vilosas, esbranquiçadas, pequenas, estreitas, penatifendidas, com dentes obtusos; flores amarelo-douradas (Junho-Agosto), tubulosas, em capítulos solitários, globosos, na extremidade dos ramos, receptáculo vestido de brácteas interflorais; aquénio calvo com 4 ângulos.
dos quais 2 são mais salientes. Cheiro intenso; sabor amargo, acre e aromático. Partes utilizadas: sumidades floridas, sementes e folhas (antes da floração); secagem em ramos suspensos.
Componentes: óleo essencial, resina, lanino, princípio amargo
Propriedades: antiespasmódico, emenagogo, estimulante, vermífugo.
Beneficios no tratamento de: fadiga, insectos, parasitose.
if (in_category('sexualidade-e-qualidade-de-vida')) { ?>} ?>