Ácido fólico na gravidez

O que é?

O Ácido fólico é um derivado da vitamina B, essencial para o desenvolvimento saudável do feto. É também conhecido por vitamina B9. Ajuda também no combate à anemia e às doenças cardiovasculares.

História

Esta vitamina foi descoberta nos anos 40 na folha do espinafre. No entanto só despertou interesse científico a partir dos anos 70. Foi aí que  ganhou relevância devido a  estudos que demonstraram a sua capacidade de intervenção em numerosos processos do metabolismo humano e na sua saúde psicológica. Até essa época o seu efeito mais conhecido era, junto com a vitamina B12, na renovação dos glóbulos vermelhos do sangue. É por isso que sua falta está relacionada à anemia.

A importância do ácido fólico na gravidez

A deficiência de ácido fólico na alimentação da gestante pode causar uma má-formação do tubo neural do feto dificultando o seu desenvolvimento saudável. O tubo neural é formado no primeiro mês da gravidez, sendo de extrema importância pois é o sistema nervoso primitivo do feto.

Propriedades do ácido fólico

Funções: divisão celular e transmissão de traços hereditários, formação e maturação dos eritrócitos e leucócitos.

Fontes:O ácido fólico está presentes nos espinafres, vegetais de folhas verdes, fígado, levedura de cerveja, cenouras, gema de ovo.

Deficiência: A sua falta no ser humano provoca diminuição do crescimento, anemia megaloblástica e outros distúrbios sanguíneos, glossites e distúrbios no sistema gastrointestinal.



Sem comentários to “Ácido fólico na gravidez”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.