Açúcar Vantagens e Inconvenientes
O açúcar comum é de origem da cana de açúcar ou beterraba. É composto por 99,8% de sacarose, um dissacarídeo formado pela união de dois monossacarídeos: a glucose e a frutose. A sacarose não pode passar directamente para o sangue. Precisa de ser previamente digerida pela acção das dissacaridases intestinais, enzimas que a decompõem nos seus dois componentes, a glucose e a frutose. Ambas são rapidamente absorvidas. O açúcar o aditivo mais utilizado na alimentação humana. O açúcar oferece-nos precisamente aquilo que em geral nos sobra (calorias) ao mesmo tempo que não possui o que nos costuma faltar (vitaminas e minerais).
O açúcar vísivel que se consome acrescentando-o aos alimentos para adoçar é apenas uma pequena parte do total que se encontra escondido em diversos tipos de alimentos processados: refrescos, gelados, bolos, iogurtes de frutas, chocolates, conservas, entre outros.
A seguir vamos salientar as vantagens e os inconvenientes do açúcar:
Vantagens do açucar
Produz a sensação de bem-estar: quando o nível de açucar de glucose no sangue é baixo (hipoglicemia) devido a exercíco físico intenso, jejum, alterações metabólicas ou, maioritariamente devido a um pequeno almoço reduzido, a ingestão de açucar alivia a ansiedade e mal-estar.
Proporciona energia rápida: a sacarose do açucar comum digere-se muito bem, e facilmente se transforma em glucose e frutose que seguem para o sangue.
Não produz alergias: por ser um produto purificado, o açucar não desencadeia nenhum tipo de reacção alérgica. O mel e os xaropes naturais é que podem causar alergias.
Muitos do adoçantes artificiais são pouco caloricos.
Inconvenientes do açúcar
Desiquilíbrio nutritivo: todos os açúcares são formados somente por hidratos de carbono praticamente puros. Não contêm proteínas nem gorduras, nem vitaminas, nem minerais, nem fibra. Logo, como o açúcar sacia e tira a fome, afasta outros alimentos mais nutritivos e necessários.
Cárie: todos os açucares mesmo aqueles que de forma natural se encontram nas frutas, favorecem o aparecimento de cárie. E se consumir em excesso pior.
Obesidade: o açúcar e os alimentos açucarados são uma causa importante de obesidade.
Triglicéridos: o consumo de açúcar favorece o aumento do nível destas substâncias gordas no sangue, o que aumenta o risco de sofrer de arteriosclerose e doenças coronárias.
Hiperactividade: não directamente o açúcar mas os aditivos, especialmente os corantes, podem produzir alterações na c0nduta principalmente das crianças, mas parece haver uma relação entre o consumo de açúcar isto deve-se a que muitos alimentos com estes aditivos são alimentos açucarados.
if (in_category('sexualidade-e-qualidade-de-vida')) { ?>} ?>
sou estudante de nutrição e estou fazendo um trabalho sobre açucare e açucarado, e foi de grande importancia, gostei de como voces organizaram o texto.
Seu Site é muito bom e os artigos também, mas o "box" de publicidade comercial que aparece sempre inserido no início de cada artigo é uma péssima solução de leiaute. Encontrem outra, que não desviem a nossa atenção e não empobreça a apresentação das matérias. Abraços!!
Quando é que nutricionistas, médicos, odontólogos, principalmente, irão abrir mão de meios termos, meias verdades e dissimulações para esconder o grande mal que está presente na simples ingestão de sacarose, a única substância química que deve ser chamada de açúcar e que causa cáries, não importando a quantidade ingerida? Arrisco dizer que a verdade sobre a sacarose (açúcar), uma vez conhecida de todos, porá em cheque o ganha-pão de muitos profissionais da saúde.