Atividade física e qualidade de vida
Quando falamos em exercícios físicos estamos nos referindo aos exercícios que fazemos para manter o físico, a mente e também o espírito saudável. Desta forma conseguimos nos manter bem humorados, com o corpo em forma e com muito mais disposição e concentração para realizarmos as tarefas do dia a dia.
É importante ressaltar que qualquer tipo de atividade física deve ser acompanhada e orientada por um profissional capacitado que tenha a formação em Educação Física. Estes profissionais sabem como acrescentar a atividade física à vida de uma pessoa sem causar nenhum tipo de dano, principalmente as pessoas que estão iniciando com suas atividades físicas. A principio as atividades físicas devem ser iniciadas com poucos esforços, que vão aumentando com o passar do tempo.
Os efeitos do sedentarismo
Grande parte dos adultos que vivem nos países em desenvolvimento como o Brasil e em áreas urbanas não praticam nenhum tipo de atividade física e optam pelas facilidades diárias, como o uso de elevadores e de diversos recursos modernos. O mais preocupante é que as atividades físicas começam a perder espaço desde a adolescência e dificilmente são retomadas ao longo da vida.
A maior parte das pessoas que se sujeitam ao sedentarismo são as pessoas de renda baixa, as mulheres, os idosos e os deficientes. Com isso podemos ver o número de pessoas que adquirem problemas por causa do sedentarismo crescendo cada vez mais. Normalmente adquirem diabetes, doenças no coração e se tornam obesas em pouco tempo.
A importância do exercício físico
Quando praticamos o exercício físico regularmente podemos notar os grandes benefícios que adquirimos. Os ossos se fortalecem e terão menores chances de desenvolverem a osteoporose, a pessoa adquire melhor flexibilidade em seu corpo e consegue fortalecer os músculos. A pressão alta é melhor controlada, ajuda a controlar o diabetes, o colesterol diminui significativamente e a perda de peso é notada devido a diminuição da gordura corporal.
Se uma pessoa deixa o sedentarismo para apostar em uma vida regrada e começa a praticar sempre os exercícios físicos, ela pode diminuir 40% do risco de morrer por causa de doenças do coração. O cérebro também é beneficiado, pois o exercício físico consegue melhorar o fluxo de sangue pelo cérebro, regulariza o sistema nervoso, melhora o raciocínio, melhora a concentração e ajuda a diminuir o estresse do dia a dia.
Dicas para escolher a melhor atividade física
- Leve em consideração a atividade que você mais se identifica e gostaria de fazer;
- Escolha uma atividade que se sinta bem, afinal irá praticar a atividade diariamente e é importante que tenha entusiasmo;
- Planeje bem seu tempo, assim verá que sempre terá um espaço para a prática da atividade física;
- As crianças podem descarregar suas energias em um esporte que se identifique ou em algo que se exercitem brincando;
- Os idosos devem passar por exames e pedir a orientação de um médico para escolher a melhor atividade física. A caminhada, a natação, a bicicleta ergométrica, a hidroginástica e até mesmo a musculação são alguma das atividades físicas mais recomendadas para os idosos.
} ?>