Consumo de Leite
O ser humano, comparando com os restantes mamíferos é o ser vivo que durante mais tempo consome leite. A quantidade máxima de leite que um adulto deveria consumir por dia é de 500ml, enquanto que as crianças deveriam ter um consumo de leite entre 400ml a 750ml conforme o seu grau de desenvolvimento. Por sua vez, as grávidas e os adolescentes devem consumir no máximo 750ml de leite, enquanto que os idosos podem consumir até uma quantidade máxima, 600ml de leite.
Existe uma pequena percentagem de indivíduos que não apreciam o consumo de leite, por motivos de alergia ao leite e na maior parte das vezes porque não gostam ou não foram acostumados a este.
O motivo mais comum da alergia ao leite é devido ao mau funcionamento da vesícula biliar, e como tal é muito importante o nosso cuidado com este precioso órgão, através de uma ingestão controlada e reduzida de gorduras, através de uma desparasitação regular. Ao adoptar estes cuidados vai tolerar melhor o leite, e para melhorar a tolerância da vesícula biliar ao leite deve preferir o consumo de leite magro, uma vez que este não é tão agressivo.
Outro motivo de alergia ao leite é pela intolerância à proteína do leite, pois o sistema digestivo não consegue metabolizar a lactose por haver um défice da enzima lactase, sendo que esta intolerância é normalmente diagnosticada precocemente quando a criança inicia o consumo de leite animal, ou quando um individuo esteve durante um longo período sem o consumo de leite. Nesta última situação o indivíduo deve iniciar o consumo de leite pouco a pouco, iniciando com cerca de 5ml e aumentando ao longo das semanas até ao consumo de leite recomendado.
Por outro lado há indivíduos que não toleram o leite, mas consomem derivados de leite, como os iogurtes, o queijo, que possuem os mesmo nutrientes que o leite, mas cuja lactose se encontra modificada ou é inexistente. Há que conhecer os derivados de leite, porque nem todos eles o substituem na totalidade, como é o caso da manteiga e das natas, que possuem uma quantidade mínima de proteínas e cálcio e uma quantidade elevada de gorduras e vitaminas lipossolúveis. Relativamente à proporção de cálcio e proteínas, 500ml de leite correspondem a cerca de 200gr de requeijão, 100gr de queijo fresco, 60gr de queijo ou 4 iogurtes.
Outro problema relacionado com o consumo de leite é que muitos indivíduos não suportam o gosto ou o odor deste, mas para este problema existe solução nomeadamente a utilização de café, capuccino, canela ou até mesmo a casca de limão para dar sabor ao leite, ou nestes casos pode utiliza-lo de formas alternativas como no molho de bechamel, ou então substitui-lo por outros derivados de leite.
if (in_category('sexualidade-e-qualidade-de-vida')) { ?>} ?>
Não concordo com o que é dito. Na verdade, o homem é o único mamífero que, em adulto, bebe leite de uma forma continuada.Que o leite é bom para o recenascido nisso não há discussão, mas sobretudo o leite de sua mãe que contem várias substâncias que o irão imunizar de algumas doenças que possa ter na tenra idade. No adulto, a ingestão de leite, além de não ser aconselhável, pode mesmo ser contra-producente e inclusivamente criar possibilidades de desenvolvimento de alergias que inclusivamente poderão levar à morte. Deveria haver muito mais cuidado no consumo do leite, já para não falar nos tipos de leite comerciais, que não têm nada a ver com o que a natureza produziu.
Concordo com o comentário anterior. Fazer apologia do leite hoje em dia é sinal de ignorância. Dizer que o ser humano é o animal que bebe leite durante mais tempo, como se isso fosse parte da nossa natureza é um bocado tolo. Nenhum animal bebe leite de outro animal. Bebem o da sua progenitora enquanto têm idade para isso.
O ser humano descobriu que beber leite de outros animais poderia ser uma fonte de gordura e proteína que em tempos idos escasseavam e o leite era por isso um complemento importante da nutrição de alguns povos que, por viverem em zonas agrestes e remotas não dispunham de alimentos alternativos para sobreviverem. Ainda hoje existem algumas populações dependentes desse alimento, mas não com certeza o caso da sociedade ocidental.
Nós continuamos a beber leite como se a nossa vida dependesse disso e acreditamos que é bom, porque houve uma campanha massiva por parte da indústria leiteira ao longo de décadas para nos convencer disso. Conseguiram mesmo que essa mensagem fosse aceite como verdade científica entre os médicos e nutricionistas. Quando os estudos na verdade indicam que não se deve beber leite regularmente, por estar associado a inúmeras doenças – cardiovasculares, cancros, diabetes e inclusivamente contribuir mais para a osteoporose do que ajudar a combatê-la (excesso de proteína animal contribui para a descalcificação dos ossos).
Deixei de beber leite há 10 anos e foi o melhor que fiz pela minha saúde. Sinusite, rinite, constipações constantes, enxaquecas… Reduziram 99%. Foi quando deixei de ir ao médico todos os meses e passei a fazer check-ups de 5 em 5 anos.
Não aceitem acriticamente tudo o que ouvem e lêem.
Não faço apologia ao consumo de leite , eu pessoalmente dou preferência aos sucos, mas não consigo entender porque as pessoas de pouco conhecimento em nutrição afirmam com tanta veemência ser o leite o mal da humanidade.
Contrariando o argumento de que apenas os ser humano toma leite de outro animal, o GATO bebe leite de vaca ou de quem estiver mais perto e, pelo que dizem por aí, tem 7 vidas!
Acho muito exagerado dizer que o mundo inteiro científico diz bobagem a respeito do leite. O leite causa intolerância em alguns como também alguns rejeitam o crustáceo, o alho, o pimentão, o café, etc.
Acredito que o interesse econômico também esteja atrás dos produtos “milagrosos” como a QUINOA, O ARROZ INTEGRAL, etc.
Vamos ser mais comedidos nos discursos, né?
Introduza na alimentação o que um profissional ,na área de nutrição, de sua confiança recomenda. Percebo que os médico não tem tanta curiosidade em estudar o que pode ajudar a longevidade fora-remédios e vitaminas.
Ouça o seu corpo, ele vai orientá-lo o que fazer. O que é bom para um nem sempre é bom para o outro.
Boa saúde e serenidade!
Consumo 4 litros de leite desnatado por dia. Isso pode me acarretar algum problema?
bebo leite há 32 anos… nunca tive problema… faço exames regularmente e nunca tive alterações… consumo diário de 3 a 4 litros desnatado… acredito que, para o integral e semi, esses sim podem trazer prejuízos ou aumento de peso já que possuem muita gordura…