Cuidados a ter na confecção de alimentos

FRUTAS E LEGUMES

Tudo o que envolve frutas e legumes, deve ser preparado no momento antes de servir, para evitar que os alimentos percam os nutrientes que possuem, principalmente as vitaminas que se perdem depois de algum tempo em contacto com o ar e a luz. Por este motivo a confecção de sumos, batidos, polmes e saladas de frutas devem ser feitas e ingeridas na hora, e quando isto não é possível, deve ser armazenado tapado no frigorífico, e consumido assim que possível. Relativamente aos legumes, os cuidados são semelhantes: as saladas devem ser temperadas na hora, pois o limão e o vinagre fazem com que as vitaminas se deteriorem mais rápido, e os ingredientes da salada devem ser cortados grosseiramente, para evitar que as vitaminas e os nutrientes sejam perdidos; os vegetais cozinhados devem ser lavados inteiros, cortados grosseiramente, e colocados logo de seguida no tacho ou panela, porque deixá-los de molho depois de cortados causa uma grande perda de minerais e vitaminas por dissolução.

VINAGRE E ÁLCOOL

As crianças, adolescentes, grávidas e lactantes não devem consumir saladas temperadas com vinagre. O vinagre é um bom antisséptico, pelo que picles ou escabeches são considerados estéreis. Este também tem a capacidade de estimular a secreção gástrica, tal como o limão e especiarias, por isso quando consumido em excesso tem um efeito irritante sobre o esófago e o estômago – o seu consumo deve ser moderado.

Quando se fala do álcool na confecção de alimentos, este volatiliza-se completamente pelo aquecimento, desde que se destape o cozinhado algumas vezes enquanto se cozinha, sendo que a utilização do álcool não traz nenhum prejuízo desde que seja fervido, ficando o seu sabor.

FUMADOS

As qualidades dos fumados são algumas, assim como os seus inconvenientes. Estes produtos conservam-se em resultado da secagem, ficando impregnados de essências que por um lado eliminam os micróbios, mas por outro mantém vivos ovos e lagartas de certos parasitas que estão presentes nomeadamente nos porcos caseiros, por este motivo não se esqueça de verificar a presença de ovos ou larvas sempre que os consumir. A confecção dos fumados no cozido à portuguesa ou feijoada deve ser antecedida de um corte de 3 ou 4 mm da parte externa do presunto, e de uma lavagem ou uma fervida prévia antes de o juntar ao restante preparado.

PRODUTOS DE SALGADEIRA

Estes produtos são nutricionalmente pobres, pois grande parte dos seus nutrientes é absorvida pelo sal. Os produtos de salgadeira normalmente são mais indigestos e mais duros, por isso é costume serem previamente demolhados, antes de serem cozinhados.

FRIOS

O congelador e o frigorífico são duas modernidades muito úteis para a conserva de alimentos, no entanto é necessário ter alguns cuidados para a confecção de alimentos quando conservados nestes electrodomésticos, por isso é importante seguir as instruções que normalmente acompanham estes equipamentos. Caso tenha dúvidas adquira um livro sobre conservação pelo frio.

FORNOS E MICROONDAS

Estes electrodomésticos requerem algumas normas de segurança, que são maioritariamente conhecidas, passando pelo manuseamento cuidadoso da porta, a utilização de recipientes próprios, entre outros. Quanto aos malefícios da sua utilização ainda não existem estudos conclusivos sobre o aquecimento, descongelamento e confecção de alimentos. Estes equipamentos exigem algum conhecimento para que os cozinhados sejam de qualidade, mas vale a pena pois asseguram uma excelente qualidade nutricional e é um meio rápido de confecção, que poupa mais energia comparado com a cozinha tradicional.



Sem comentários to “Cuidados a ter na confecção de alimentos”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.