Diagnóstico de câncer / Cancro

Conselhos para Lidar com o que vem a seguir ao Diagnostico do Cancro.
Um especialista do cancro da ‘Mayo Clinic,’ explica o que esperar após o diagnóstico de câncer.

Cerca de metade de todos os homens e um terço de todas as mulheres nos Estados Unidos irão receber um diagnóstico de cancro em algum momento das suas vidas. Um diagnóstico de câncer, muitas vezes vem sem aviso prévio. O Dr. Edward Creagan, MD, um especialista do cancro na clínica de Mayo, em Rochester, Minnesota, aconselha sobre o que esperar e, como reagir após um diagnóstico de câncer.

§ Conheça os detalhes do diagnóstico do câncer. Em primeiro lugar, descubra o nome do cancro, o seu tamanho e localização, onde começou, e se, se espalhou. Saiba se é visto como um cancro de crescimento lento ou de um de crescimento agressivo. Pergunte sobre as opções de tratamento disponíveis, a taxa de êxito de cada tratamento e quais os efeitos secundários que pode esperar de cada um. Sem essa informação, você não pode obter uma compreensão exacta do problema nem o que esperar do tratamento.

§ Leve alguém consigo. Reconheça que este é um momento de crise pessoal, e que a sua capacidade de reter qualquer informação relevante pode ser praticamente, zero. Leve alguém de quem você goste, da sua confiança e que saiba ser o seu defensor. Será útil ter alguém consigo para o ajudar a decifrar as mensagens.

Quando é, que deve consultar um especialista em diagnóstico e tratamento do cancro (oncologista)?

Isso depende do tipo de cancro, o seu avanço e nas opções de tratamento que estão disponíveis. Existem muitos tipos de cancros diferentes e nem todos requerem um oncologista. Por exemplo, alguns tipos de câncer, como câncer da pele, podem ser removidos cirurgicamente e não têm praticamente nenhuma possibilidade de retorno. Outros tipos de cancros, como alguns tumores de tiróide são melhor tratados por especialistas da tiróide, porque esses médicos, tratam esses tipos de cancros com muito mais frequência do que os oncologistas. Para a grande maioria dos diversos tipos de cancros, é sempre uma boa ideia, consultar, pelo menos, um oncologista para obter a sua opinião. Pergunte ao seu médico, qual o melhor especialista para o tipo de câncer que lhe foi diagnosticado.

É boa ideia procurar uma segunda opinião depois de um diagnóstico de câncer?

É sempre razoável procurar uma segunda opinião, de um oncologista. Enquanto as segundas opiniões são muito razoáveis, não perca tempo a consultar seis ou sete centros de câncer diferentes porque terá vários médicos a dizerem-lhe a mesma coisa. Se dois pareceres forem semelhantes, é muito provável que todos os outros especialistas em câncer lhe possam dizer a mesma coisa.
Que qualidades deve procurar num médico?

Procure um médico que:
§ Ouve. É importante encontrar um médico que saiba ouvir as suas preocupações. Será mais fácil colocar questões a um médico que sabe ouvir.

§ Que Explica. Você quer um médico que use uma linguagem simples, que você possa entender, para explicar o que você tem, quais as opções de tratamento e, qual o seu prognóstico.

§ Que Entende. Você quer essa qualidade indescritível da química entre si e o seu médico – um médico que o entenda. O seu médico poderá ter todas as credenciais, mas se não existir essa química entre si e o médico, poderá fazer bem mudar de médico.

O que deve considerar quando se discutem as opções de cura ‘tratamento’ do cancro?
Ao discutir as opções de cura (tratamento) com seu médico, entenda que:
§ O tratamento está a evoluir. Tradicionalmente, a cirurgia tem sido o pilar da cura para muitos tipos de câncer. Mais recentemente, tem havido menos operações amplas para tratar o cancro. Por exemplo, há uma geração atrás, as mulheres com cancro de mama eram tratadas com vasectomia radical. Hoje, em muitos casos, a mama é preservada, removendo apenas o nódulo canceroso e uma margem de segurança em torno do cancro, e após isso com radioterapia e quimioterapia e, por vezes, tratamentos hormonais. Esta abordagem pode ser tão eficaz quanto as operações mais amplas em que se remove a mama.

§ As opções de cura (tratamento) variam. Tente saber mais sobre o seu tipo de câncer e os métodos usados para o curar. Alguns cancros respondem melhor à radiação, outros a tratamentos de quimioterapia ou hormonal. Alguns exigem um único tipo de terapia, outros, uma combinação de terapias. Alguns tipos de câncer apresentam poucos ou nenhum sintoma e causam poucos problemas e pouca ou nenhuma dor. Podem até permanecer inactivos durante longos períodos de tempo. O tratamento desses casos não costuma melhorar a sua qualidade de vida. Outros tipos de câncer são agressivos e provavelmente irão causar grandes problemas. O tratamento nesses casos justifica-se. Pergunte o que irá acontecer, sem qualquer tratamento, e compare essa resposta com os resultados esperados pelo tratamento.

§Tratamentos têm efeitos secundários. Inteire-se dos efeitos secundários que pode esperar e, quais os benefícios que o tratamento oferece. Em seguida, pese a sua disposição em tolerar os efeitos colaterais com os benefícios do tratamento. Os objectivos do tratamento podem variar, e só você pode decidir quais os efeitos secundários que está disposto a aceitar para conseguir o seu objectivo. Por exemplo, se for jovem com um câncer com cura, pode estar disposto a tolerar efeitos secundários muito graves, a curto prazo, como possibilidade de cura. Mas se tiver 85 anos de idade e, um câncer incurável, pode decidir não aceitar um efeito colateral ruim se o objectivo for viver apenas um ou dois meses.

Os tratamentos de câncer não têm todos efeitos colaterais horríveis?

Não necessariamente. Os tratamentos do câncer têm efeitos secundários, mas a maioria são previsíveis. O seu médico pode traçar um plano para prevenir muitos efeitos colaterais, ou tratar ou diminuir outros. Em geral, os efeitos secundários são reversíveis, e ajudá-lo a lidar com eles deve ser o objectivo do seu médico.

Prevenção
Uma das melhores maneiras de prevenir o câncer é a de não fumar ou mastigar tabaco. Muitos cancros podem ser prevenidos, evitando os factores de risco, tais como a exposição excessiva ao sol e bebida em excesso.
Rastreios do cancro, como a mamografia e o exame clínico das mamas para o cancro da mama e, colonoscopia para o cancro do cólon, podem ajudar a travar estes cancros em suas fases iniciais, quando são mais tratáveis. Algumas pessoas com alto risco de desenvolver certos tipos de câncer podem tomar medicação para reduzir esse risco.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.