Factores de risco da doença de Alzheimer
Doença de Alzheimer
– Factores genéticos
Para um número extremamente limitado de famílias, a doença de Alzheimer é uma disfunção genética. Os membros dessas famílias herdam de um dos pais a parte do DNA (a configuração genética) que provoca a doença. Em média, metade das crianças de um pai afectado vai desenvolver a doença. Para os membros dessas famílias que desenvolvem a doença de Alzheimer, a idade de incidência costuma ser relativamente baixa, normalmente entre os 35 e os 60. A incidência é razoavelmente constante dentro da família.
– Situações patológicas
Como por exemplo o sofrer um traumatismo craniano, contrair diabetes mellitus e a ter depressão, podem desencadear a doença.
– O estilo de vida
É outro factor que tem vindo a ser observado. Estudos concluem que pessoas com uma vida preenchida a nível intelectual, físico, social e recreativo são menos susceptíveis de vir a sofrer no futuro desta doença.
– A idade
É o maior factor de risco para surgir a doença de Alzheimer. Cerca de 1 pessoa entre 20, acima dos 65 anos de idade, e menos de uma 1 entre 1000, com menos de 65 anos, têm a doença de Alzheimer. No entanto, importa notar que apesar das pessoas tenderem a ficar esquecidas com o passar do tempo, a maioria das pessoas com mais de 80 anos permanece mentalmente lúcida.
if (in_category('sexualidade-e-qualidade-de-vida')) { ?>} ?>