Formas de controlar a sua raiva

Não podemos classificar a raiva como um sentimento mau ou bom, pois é natural que, por vezes, fiquemos enraivecidos devido a situações que não nos correm tão bem.

Contudo, é importante conseguir manter essa mesma raiva sob controlo, encontrando formas mais saudáveis de a expressar, sobretudo se optar por utilizá-la como modo de lidar com situações de stress e ansiedade excessiva.

Apesar de inicialmente saber bem exprimir a raiva, a longo prazo tem efeitos negativos, tanto para si como para os que o rodeiam. Comportamentos demasiado intempestivos, por norma, acabam por levar as pessoas a ter medo ou a ficarem irritadas. Com o passar do tempo e a repetição desses mesmos comportamentos, existe a tendência para que as pessoas se comecem a afastar, acabando por se sentir solitário, isolado e deprimido.

A melhor estratégia passa mesmo por aprender algumas maneiras saudáveis ​​de controlar a raiva. Aqui ficam algumas dicas.

 

 

Tempo para pensar

Algumas situações diárias acabam por despoletar a nossa raiva, com mais ou menos intensidade. Contudo, há que saber controla-la e uma das melhores estratégias é ter tempo para pensar antes de agir. O ideal é que se afaste temporariamente da causa da raiva. Sempre que sentir a raiva a crescer dentro de si pare, faça uma pequena pausa e saia para apanhar ar ou um pequeno passeio relaxante. Isto vai permitir-lhe não reagir de cabeça  quente e pensar na melhor forma de abordar o problema.  Tem de ser capaz de reconhecer até o mais pequeno sinal de raiva para que possa agir a tempo e com a atitude mais adequada.

Respiração controlada

Conseguir controlar a respiração em situações de maior tensão e raiva  é também importante, pois vai ajudá-lo a acalmar e relaxar. Inspire e expire profundamente e espaçadamente.  Tente fazê-lo durante algum tempo até se sentir menos zangado.

Mantenha a comunicação

Uma simples conversa sobre o assunto e o que está a sentir no momento, perante determinada situação, pode ser o necessário para se sentir mais leve. Sem usar expressões ou acções que possam magoar ou ofender as outras pessoas, exponha o que lhe desagrada ou lhe está a causar raiva. Uma boa comunicação é sempre a base perfeita para os outros conseguirem compreender melhor as suas expectativas, receios ou medos. Mantenha-se calmo durante este processo, pois é um facto mais que provado que as pessoas respondem melhor ao que lhes é proposto se o comunicar calmamente.

Preocupe-se consigo

Mantenha os seus níveis de stress e ansiedade no mínimo, pois são um dos principais fatores para o escalar de comportamentos mais agressivos e raivosos. Durma bem todas as noites e dedique algum do seu tempo livre a atividades que ajudem a combater o stress, como ioga, pilates e exercício físico.  Cuide da sua saúde e faça uma alimentação equilibrada.

Com estas simples mudanças na sua rotina diária vai conseguir controlar a raiva com maior facilidade.



1 Comentário to “Formas de controlar a sua raiva”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.