Gorduras Saturadas

Embora algumas gorduras façam falta ao nosso organismo, as gorduras Saturadas são nossivas assim como outras gorduras não saturadas para o nosso organismo.

Os puristas da desintoxicação afirmam que a carne vermelha é uma toxina, por ser difícil de digerir pelo organismo e por favorecer assim a acumulação de toxinas no cólon. Chegaram mesmo a afirmar que cerca de 2,5-4,5 kg do nosso peso total poderá ser carne putrefacta depositada no cólon. Até ao momento, isso não foi ainda cientificamente provado, o que não significa que não seja uma boa razão para cortarmos a carne vermelha da dieta.

O que é verdade, porém, é que muita carne vermelha (assim como grande quantidade de outros alimentos, como os lacticínios gordos, a margarina e a manteiga, os bolos, as bolachas e outros produtos de pastelaria) tem uma elevada percentagem de gorduras saturadas. Estas são bastante prejudiciais para o nosso organismo, pois as gorduras que se encontram nos alimentos necessitam de ser processadas pelo fígado e enquanto este estiver encarregado do processo, não poderá expulsar as verdadeiras toxinas, como
os pesticidas, por exemplo. Além disso, as gorduras saturadas e outras gorduras nocivas, como as gorduras transformadas e as hidrogenadas, fazem aumentar o nível dos radicais livres no organismo. Todavia, mesmo levando tudo isto em consideração, nem todas as gorduras são nocivas como por exemplo Omega 3, Omega 6, Omega 9, etc – a própria American Heart Assoclation diz que um consumo diário máximo de 20 g de gorduras saturadas não é prejudicial para o organismo.



Sem comentários to “Gorduras Saturadas”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.