Medidas para combater a Depressão

A depressão pode se manifestar pela fraqueza em geral, tanto a nível físico como psicológico. Este tipo de estado pode ser causado por tristeza, decepção, choque psicológico, convalescença, etc. Se  estiver  depressiv(a/o) ( a) e não ver uma razão aparente peça ajuda a um médico para avaliar a situação. Existem muitas pessoas que ao sentirem os primeiros sinais de abatimento, recorrem logo aos antidepressivos à base de ervas ou químicos. Porém é aconselhável antes de mais,  prestar atenção para o que (o/a) levou a este estado e repor o equilíbrio na sua vida antes de recorrer a medicamentos naturais ou outros.

Aqui estão alguns suplementos alimentares combinados com medicação farmacológica, para combater os sintomas dos estados depressivos:

Ervas para combater a depressão

Infusão composta

20 g de folhas de salva e 20 g de flores de macela para 1 1 de água fervente, infundir 15 minutos; beber muito quente e com muito açúcar.

Infusão de macela

15 g de flores secas para 1 1 de água fervente, infundir 15 minutos; 1 chávena antes do deitar

Infusão de salva

20 g de folhas secas para 1 1 de água fervente, infundir 10 minutos

Valeriana

Cura de 8 dias com valeriana, macerar 15 g de raízes frescas numa chávena de água fria durante 1 noite; beber de manhã.

Infusão de alecrim

20 g de sumidades floridas para 1 1 de água fervente, infundir 10 minutos; 2 chávenas por dia

Infusão de comichão

80 g de flores secas para 1 1 de água fervente; tomar 3 chávenas por dia durante 8 dias

Hipericão

Se a sua depressão não for passageira, o hipericão pode ajudar. A forma em cápsulas encontra-se muito divulgada. Tome 300 mg, três vezes por dia, de um extracto padronizado que contenha 0,3 % de hipericina e 5 % de hiperforina – os principais componentes activos. Aguarde seis semanas para começar a fazer efeito.

Atenção: Não tome hipericão durante a gravidez ou em combinação com outros medicamentos sem consultar previamente o seu médico.

Outras medidas para combater a depressão

Banho de aromaterapia

Um banho de aromaterapia com alfazema e bergamota relaxa o corpo e a mente e possui propriedades reanimadoras. Ponha água morna a correr para a banheira e junte-lhe dez gotas de óleo essencial de alfazema e cinco gotas de óleo essencial de bergamota. Mergulhe durante uns bons 20 minutos.

Caminhe para aliviar a depressão

Um passeio de 45 minutos em passo ligeiro estimula o corpo a produzir endorfinas, químicos naturais reanimadores. Experimente quando se sentir em baixo e pratique preventivamente com um passeio diário.

Faça um diário

Ter um diário pode ajudá-lo a compreender as suas emoções. Escreva durante 20 minutos por dia; não pense na gramática nem na pontuação. Escreva apenas o que lhe vem à mente e não se censure. Verá que pôr os seus pensamentos no papel (o/a) ajudará a ordenar as emoções dolorosas, a clarificar decisões e a manter um rumo na sua vida.



2 Comentários to “Medidas para combater a Depressão”
  1. Antonilda

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.