Necessidades nutricionais da mulher grávida

No desenrolar de uma gravidez, a mulher grávida precisa de ter diversos cuidados, pois as necessidades nutricionais dela estão alteradas, sendo um dos cuidados a alimentação saudável, para criar as circunstâncias perfeitas para o bem-estar materno-fetal, para o momento do parto, e para que o bebé possua um meio nutricional que lhe permita crescer saudável e perfeito e evoluir normalmente.

O corpo da mulher grávida neste período necessita de mais energia, nomeadamente hidratos de carbono e gorduras, e também de nutrientes estabilizadores, proteínas, ácidos gordos essenciais, vitaminas, minerais, sendo os mais importantes a água e ácido fólico/ferro, uma vez que o feto necessita destas substâncias. Estas necessidades nutricionais são produto das alterações fisiológicas e corporais que ocorrem no corpo da mulher grávida. Esta aumenta de peso, que só nas nádegas e coxas são aproximadamente 4kg, que acabam por dispersar nos primeiros 3 meses de amamentação, aumentam o tamanho das mamas, aumenta a produção de constituintes sanguíneos, o tamanho e a actividade cardíaca, uterina e de outros órgãos. Estes aumentos têm como função sustentar as necessidades, a maturação e o desenvolvimento do feto, para a formação de membranas, do líquido amniótico, manutenção da placenta, a qual é responsável pelas trocas nutritivas com o feto, e pela regulação e libertação de hormonas, indispensáveis a uma gravidez saudável.

Á medida que a gravidez se desenrola, as necessidades nutricionais vão aumentando, tornando-se mais exigentes durante o período de aleitamento, ou quando a gravidez é gemelar, em situações de gravidezes consecutivas ou gravidez em adolescentes, em que as necessidades nutricionais aumentam, sobretudo dos seguintes compostos: ferro, ácido fólico, zinco, cálcio, etc.

A alimentação saudável deve ser iniciada antes de a mulher engravidar, para quando o óvulo for fecundado já ter as condições propícias para o desenvolvimento do feto, sendo este um dos objectivos do planeamento familiar, que tem como função informar e aconselhar a futura mãe para os cuidados a ter e o estilo de vida a adoptar para que a gravidez ocorra com as melhores condições possíveis.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.