O Anabolismo E O Catabolismo

Os nossos corpos estão continuamente a criar mais células para substituir as células mortas ou disfuncionais.

Por exemplo, se você se cortar num dedo, o seu corpo inicia o processo de criação de células da pele, coagula o sangue e inicia o processo de cura instantaneamente. Este processo de criação é uma resposta metabólica, e é chamado de anabolismo.

Por outro lado, há uma atividade oposta a decorrer noutras partes do corpo. Em vez de construir células e tecidos o corpo está a assimilar energia para que ele possa funcionar.

Por exemplo, à medida que você se exercita, a sua temperatura corporal aumenta e aumenta o seu batimento cardíaco. Quando isso acontece, o seu corpo necessita de mais oxigénio, então aumenta a sua respiração. Se o seu corpo não se pudesse ajustar a essa maior exigência de oxigênio, você entraria em colapso. E tudo isto requer energia adicional.

Presumindo que você não está a exagerar, o seu corpo vai começar a converter alimentos em energia através de um processo metabólico chamado catabolismo.

O seu metabolismo é um processo constante que funciona de duas maneiras aparentemente opostas: o anabolismo usa energia para criar células, e o catabolismo assimila as células para criar energia.

O metabolismo é um harmonizador. Ele reúne duas funções aparentemente opostas, e faz isso de uma forma otimizada que permite ao corpo criar células conforme seja necessário, e assimilá-las, sempre que necessário.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.