O que é a osteoartrose

O que é a osteoartrose?

A osteoartrose é a patologia articular mais frequente no Mundo. É o tipo mais comum de artrite, especialmente nas pessoas idosas. A osteoartrose é uma doença das articulações que atinge principalmente as cartilagens. Ainda não sabe bem  o que causa esta doença, mas estudos indicam que poderá ser o resultado de uma combinação de factores existentes no organismo e no meio ambiente. A osteoartrose danifica a cartilagem que é um componente fundamental da articulação. A cartilagem possui uma superfície lisa e escorregadia revestindo as extremidades dos ossos de uma articulação. A sua função é ajudar os ossos a moverem-se sem dificuldade, deslizando facilmente um sobre o outro. Quando a osteoartrose surge, a cartilagem começa a inflamar-se lentamente, levando ao desgaste da sua superfície. Este desgaste faz com que os ossos se friccionem entre si, durante os movimentos, causando dor, inchaço e perda de movimento da articulação. Com o passar do tempo, a articulação perde a sua configuração normal e podem desenvolver-se esporões (pedaços de osso) nas suas bordas. Além disso, fragmentos ósseos e de cartilagem podem flutuar dentro do
espaço da articulação, causando mais dor e mais danos.

Factores de risco:

– Idade

– Sexo feminino (que apresenta maior risco de osteoartrose das mãos e dos joelhos)

– Predisposição genética. Por exemplo, um indivíduo com história de osteoartrose generalizada em familiar de primeiro grau, tem um risco aumentado (duas a três vezes) em adquirir a doença.

– As alterações hormonais que surgem na menopausa: estudos recentes sugerem que a terapêutica hormonal de substituição pode diminuir o risco de osteoartrose.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.