Os exercícios aeróbicos e a saúde

O que é?

É uma actividade muito simples e fácil para conseguir aumentar a resistência física. O termo aeróbico vem das palavras gregas que significam ar e vida. A actividade aeróbica faz aumentar a necessidade de oxigénio do corpo, oxigénio este que é obtido pela intensificação do fluxo sanguíneo através do coração. Isto faz com que o coração bombeie com mais força, fazendo com que o músculo fique mais forte. Os exercícios de aeróbica melhoraram a habilidade do sistema cardiovascular libertando mais oxigénio e melhorando a capacidade física. Este tipo de exercícios equilibram a pressão arterial, diminuem a percentagem de gordura e diminuem o risco de ataques cardíacos nos indivíduos.

Exercícios aeróbicos

– jogging

-correr

-andar a pé

-nadar

– andar de bicicleta

– saltar à corda

– dançar com vigor

Para conseguir que estes exercícios fortaleçam o músculo do coração e outros, deve praticá-los 3 vezes por semana. Antes de iniciar um destes exercícios de aeróbica meça os batimentos cardíacos, tomando o pulso num espaço de 1 minuto. Isto deve ser feito de manhã, antes de se levantar para verificar o seu estado de preparação física.

Pesquisadores consideram os melhores exercícios aeróbicos são os que mantêm uma intensidade constante durante todo o tempo. Isso é muito importante, principalmente, para indivíduos sedentários que decidem iniciar uma actividade física ou para indivíduos com sintomas de doenças cardiovasculares como dor no peito, problemas cardíacos ou pressão alta.

A relação preparação-ritmo cardíaco:

50 Muito boa forma
50-70 Boa forma
70-80 Sedentário
Mais de 80 Precisa de fazer exercício
Independente dos estado em que se encontre os exercícios devem ser praticados de forma lenta e progressiva. Nos primeiros dias não exceda os 20 minutos e siga sempre as indicações de cada tipo de exercício.

Quando não deve fazer exercícios

Não faça exercício se se sentir cansado. Não faça exercícios vigorosos durante as duas horas posteriores à ingestão de uma refeição pesada. Não faça exercícios se está muito constipado, se sente doente ou se encontra febril. Deverá consultar sempre o seu médico de família se tiver problemas de coração, tensão arterial elevada, tonturas, diabetes, dores de costas persistentes, artrite, se está em convalescença ou preocupado com as consequências do exercício ou sobre qualquer aspecto da sua saúde. Pare imediatamente se tiver dores ou se sentir mal.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.