Porque surgem as dores de cabeça

Medidas de prevenção

Coma de forma regular

Se sofre de dores de cabeça e não sabe o motivo, procure avaliar o tipo de alimentação que faz. As dores de cabeças podem ser causadas por uma desequilibrada alimentação. Se alterar simples hábitos na sua alimentação verá como as dores de cabeça não o incomodam mais. Por exemplo, deve fazer pequenas refeições de modo regular para não passar muito tempo sem comer, fazendo com que os níveis de açúcar no sangue desçam repentinamente. Se sofre de dores de cabeça logo de manhã, como algo antes de dormir e tome o pequeno almoço antes de sair de casa.

Beba água

As dores de cabeça muita vezes são sintomas de que o nosso corpo está desidratado. Beba muita água, todos os dias, principalmente no Verão e depois de fazer desporto. Habitue-se a beber água  todos os dias, de forma a fazer a substituição dos líquidos que perdemos durante o dia.

Reduza a cafeína

Se beber muito café ou ingerir alimentos ricos em cafeína, esta pode provocar dores de cabeça, pois a circulação do sangue  no cérebro é afectado. Tente lentamente diminuir os níveis de cafeína ingeridos, de forma a que  a privação dela não origine também dores de cabeça.

Elimine as comidas e aditivos fortes

Certas comidas e aditivos  podem provocar dores de cabeça.  Por exemplo, as comidas orientais e o peixe fermentado podem causar dores de cabeças a determinadas pessoas. Se suspeitar que as suas dores de cabeça são derivadas de algum alimento especifico, elimine esse alimento da sua dieta e verifique como se sente depois.

Elimine a tensão mental  e física

As dores de cabeça podem ser derivadas a problemas pessoias, preocupações, ressacas, postura incorrecta, actividade esgotante, artrite na região cervical, hábito de ranger os dentes ou mordida irregular, conduzir em percursos muito longos, tensão ocular ou uso de óculos inadequados. As flutuações hormonais antes dos períodos menstruais, na gravidez e na menopausa desencadeiam muitas vezes dores de cabeça nas mulheres.

Como tratar

A maior parte das dores de cabeça são superadas com repouso, ingestão de muitos líquidos e analgésicos, como aspirina.

Medidas a tomar:

• Dores de cabeça em simultâneo com outros sintomas como febre, rigidez do pescoço, erupção cutânea ou vómitos. No caso de estes sintomas se verificarem em crianças deve de imediato consultar o médico.
• Dores de cabeça que mudam, tornam-se mais fortes e de forma irregular em relação ás habituais.
• Dores de cabeça com grande intensidade, não tratada com simples analgésicos.
• Dores de cabeça que se tornam mais frequentes ou mais fortes.
• Dores de cabeça que afectam a fala, memória ou visão.
• Dores de cabeça que afectam o equilíbrio e provocam desmaios.
• Dores de cabeça que provocam emagrecimento ou fraqueza muscular.
• Dores de cabeça acompanhadas de tosse ou espirros.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.