Principais benefícios do exercício físico resistido
if (FALSE && !in_category('sexualidade-e-qualidade-de-vida') && !in_category('consumo-de-drogas')) { ?>
} ?>
if (in_category('sexualidade-e-qualidade-de-vida')) { ?>
} ?>
} ?>
if (!in_category('sexualidade-e-qualidade-de-vida') && !in_category('consumo-de-drogas')) { ?>
} ?>
Os exercícios físicos resistidos são aqueles realizados contra alguma resistência.
Na maioria dos casos a resistência utilizada são os pesos. A prática esportiva desse tipo de exercício recebe o nome de musculação, que é caracterizada pela atividade de academia que mais cresce atualmente.
O objetivo mais desejado por quem busca a musculação, tanto homens como mulheres, é a definição corporal. Para os esportistas profissionais, normalmente o objetivo é a melhora no desempenho físico.
Vamos ver então alguns dos benefícios dos exercícios físicos resistidos:
- Reduz e até mesmo impede a perda de mobilidade e a atrofia muscular, principalmente em pessoas com idades mais avançadas. A atrofia muscular nos idosos é a principal causa da perda das capacidades funcionais do dia a dia, além de ser um fator que aumenta o número de quedas que ocasionam fraturas graves.
- O aumento da massa muscular, obtida através dos exercícios físicos resistidos, pode reduzir drasticamente a pressão arterial e a frequência cardíaca. Isso faz com que haja uma redução significativa no risco de os praticantes sofrerem de doenças do coração, infartos e avc´s.
- Outro grande benefício da prática desses exercícios é o aumento da massa óssea. Esse aumento previne e até ajuda no tratamento de doenças ósseas, como a osteoporose.
- A prática de exercícios físicos resistidos também proporcionam uma perda de peso e de gordura corporal ao praticante.
- Como esses exercícios trabalham os músculos posturais, há também uma melhora na postura de quem o pratica.
Vamos ver agora alguns exemplos de exercícios físicos resistidos para você praticar sem sair de casa:
- Exercício de pernas – De pé, pernas ligeiramente abertas e braços ao longo do corpo, com caneleiras nos dois tornozelos, eleve uma perna, à frente, à altura dos quadris. Em seguida desça lentamente e repita o movimento com a outra perna. Faça de 12 a 15 repetições, descanse e volte a repetir.
- Exercício de costas – De pé, com as pernas juntas, segure um peso em cada mão e eleve os pesos lateralmente até a altura dos ombros. Volte à posição inicial e repita o movimento. Faça 3 séries de 15 repetições.
- Exercícios de braços – De pé, com as pernas abertas à largura dos ombros, com as mãos viradas para frente, palmas voltadas para cima e cotovelos encostados no corpo, segure um peso em cada mão. Estenda os cotovelos até os braços formarem um ângulo de 90°, em seguida, flexione-os, voltando a posição de partida. Repita o movimento entre 12 a 15 vezes.
- Exercício de peitoral – Deitado, joelhos semi flexionados, pés e cotovelos apoiados no chão, segure um peso em cada mão. Estenda os braços para o alto, de maneira a elevar os pesos, depois volte, encostando novamente os cotovelos no chão, repita o movimento. Faça 3 séries de 15 repetições.
- Exercício de abdominais – Deitado, com os joelhos semi flexionados e os pés apoiados no solo, segure, com as duas mãos, um peso junto ao peito. Faça o movimento tradicional dos abdominais, elevando o tronco para cima e tirando os ombros do chão. Em seguida, desça lentamente e volte a repetir o movimento por mais 15 vezes.
Como vê, existem muitos benefícios nos exercícios físicos resistidos.
if (in_category('sexualidade-e-qualidade-de-vida')) { ?>} ?>