Propriedades do Cardo-de-Santa-Maria

cardo-santa-maria

Cardo-de-Santa-Maria

Silybum marianum Gaertn. Cardo-leiteiro, cardo-mariano

Compostas

Muito comum na Europa, esta planta medicinal pode ser encontrada nos terrenos abandonados, nas bermas dos caminhos e zonas campestres. É muito conhecida nos meios rurais pelas suas propriedades alimentares. As folhas jovens do cardo-de-santa-maria são muitas vezes usadas para fazer saladas e as raízes e capítulos também são comestíveis depois de cozidos em água. Serve também de alimentação para os animais e as aves de capoeira gostam muito das suas sementes. Possui efeitos benéficos no aparelho cardiovascular e na função hepática. Estudos comprovam que ingerido oito dias antes de uma viagem, possui uma acção preventiva contra os enjoos de transporte.

Componentes: óleo essencial, princípio amargo, histamina, silímarina, tiramina

Propriedades: colagogo, colerético, diurético, hi-pertensor, tónico.

Benefícios em: apetite, enjoo, fígado, hemorróidas, hipotensão

Partes utilizadas: folhas, raiz, sementes; secar e malhar os capítulos.

Identificação: de 0,30 a 1,50 m de altura. Bienal, caule erecto e robusto; folhas grandes, brilhantes, verdes com manchas brancas ao longo das nervuras, margens onduladas orladas de espinhos e cílios; flores cor de púrpura-violácea (Julho-Agosto), tubulosas, em capítulos hemisféricos solitários, com brácteas coriáceas terminadas em espinho; aquénio preto, brilhante ou matizado de amarelo, encimado por um papilho de pêlos denticulados; raiz aprumada e grossa. Inodoro; sabor a alcachofra.

Habitat: Europa Ocidental e Meridional, solos secos e rochosos; frequente em quase todo o Pais, nos terrenos cultivados e incultos, sebes, entulhos, beira dos caminhos; até 700 m.

Atenção: Não usar as sementes sem indicação médica.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.