Propriedades terapêuticas do Açafrão da India

Aspecto da planta

É uma planta de flores amarelas que pertence à família do gengibre. O açafrão da Índia é cultivado na Indonésia, China, índia e outras regiões tropicais, o caule que produz o seu aroma  é parecido com uma raiz. Esta é triturado depois de seca, ficando reduzida a pó. A curcumina, de cor amarela, é o seu principal componente activo e contém ainda um óleo volátil alaranjado. A planta revelou ter um efeito positivo sobre uma diversidade de situações clínicas.  Além de ser usada em pratos culinários é  também utilizado comoconservante, corante e agente de sabor.

Formas de composição

– Cápsulas Comprimidos

– Pó

Propriedades Terapêuticas

– Reduz a inflamação, sobretudo nas articulações do ombro, joelho e cotovelo

– Pode aliviar a inflamação e a dor da artrite reumatóide.

– Pode baixar os níveis de colesterol e diminuir a tendência para tromboses

– Pode ajudar a prevenir o cancro, particularmente do cólon e da boca

Quantidade de dosagem recomendada

A dose recomendada para o açafrão-da-índia é entre 500 e 1000 mg do extracto seco de raiz normalizado (com 95% de curcuminóides) por dia. Como anti-inflamatório: tome 300 mg, até três vezes por dia, às refeições. Se o açafrão-da-índia for combinado com o enzima bromeleína para melhorar a absorção, deve ser tomado entre as refeições para melhores resultados.
Possíveis efeitos secundários
Nas doses recomendadas, o açafrão-da-índia parece ser muito seguro. Mas porque há provas que sugerem que esta planta reforça a secreção de bílis, a sua administração está contra-indicada em pessoas com cálculos biliares. Não exceda a dose recomendada. Embora geralmente seguro, o açafrão-da-índia em doses elevadas pode causar problemas gastrintestinais e mesmo úlceras.



4 Comentários to “Propriedades terapêuticas do Açafrão da India”
  1. Leonardo

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.