Quantidade de Comida Adequada Para a Ceia

A necessidade de uma ceia ao final de um dia é discutível, dependendo da actividade que a pessoa costuma realizar ao final do dia. Se a pessoa tem o hábito de se deitar cedo, não será necessário, mas se a pessoa janta cedo e depois ainda tem uma actividade física que requeira mais um suplemento é aceitável a toma de uma ceia.

No caso das pessoas da terceira idade pode ser mais necessário a ceia, uma vez que as pessoas da terceira idade tem por hábito comer menos, e entram facilmente em hipoglicémia ou em falta de ar, devido a patologia a nível do coração, do cérebro, da circulação, já sem falar no caso da diabetes.

Uma ceia pressupõe uma refeição muito simples e muito leve. Pode optar por um iogurte, uma fruta, um leitinho com bolachas, uma pequena fatia de pão ou mesmo uma papa. Convém que a pessoa fique satisfeita, mas não cheia, por isso a ceia deve estar de acordo com as necessidades da pessoa. As necessidades calóricas da pessoa varia consoante a idade, com a actividade física, com as características antropométricas, e por isso não é adequado indicar quais as quantidades que uma pessoa da terceira idade de consumir ou que uma criança deve consumir.

O próprio ser humano possui mecanismos internos que determinam as necessidades de cada pessoa, e que a fazem sentir satisfeita ou não, dependendo da quantidade de comida consumida, e por este motivo, as pessoas optam por menores ou mais quantidades de comida, de temperos diferentes, do consumo de bebidas e de outros gostos alimentares. Por outro lado, estes mecanismos internos podem ser alterados devido a pressões sociais, alterações emocionais, gostos adquiridos, possibilidades financeiras, que podem levar a pessoa a aumentar ou diminuir a quantidade de comida consumida. Para recuperar o hábito correcto de alimentação, ou seja de acordo com o seus mecanismos internos antes de estes serem alterados, deve optar por realizar actividade física, respeitar um horário adequado das refeições, optar por alimentação saudável e equilibrada. Também é muito importante o consumo de água entre as refeições, pois é mais saudável neste contexto, evitando problemas de saúde e promovendo um efeito regulador sobre o funcionamento orgânico.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.