Regras de uma alimentação saudável

 

Uma alimentação saudável deve obedecer a determinadas medidas. Deve respeitar a proporção que a roda dos alimentos demonstra, sendo que deve adoptar uma alimentação equilibrada e diversa, utilizando os produtos das diversas partes da roda dos alimentos, mas numa proporção adequada.

Os alimentos presentes numa refeição também devem ser divididos de acordo com o número de pessoas na família e de acordo com as necessidades de cada, tendo em conta a sua idade. Se os alimentos forem saborosos e agradáveis, melhor, pois assim a refeição torna-se um momento de prazer. Nos tempos que correm, optar por alimentos saudáveis, baratos e de confecção rápida facilita muito a vida de qualquer família.

Na preparação de alimentos, deve ter em atenção a limpeza dos alimentos, para prevenir a transmissão de doenças, por bactéria, parasitas ou produtos tóxicos do meio ambiente ou utilizados em fertilizantes. Além da conservação de alimentos, também deve se preocupar com a limpeza e lavagem dos instrumentos manipulados. Se necessário deve proceder à desinfecção dos alimentos através de produtos próprios para o efeito, uma vez que a poluição é cada vez mais acentuada.

Na preparação de alimentos deve também atender alguns conselhos para uma alimentação saudável, nomeadamente a redução da utilização de gorduras, preferir gorduras que sejam mais benéficas para a saúde e confecciona-las da melhor forma. Também deve ter cuidado na utilização de sal, reduzindo-o e por sua vez aumentar o consumo de potássio, nutrientes que se encontra em abundância nos alimentos saudáveis como as hortaliças e frutas. Para fazer proveito de todos os nutrientes que uma alimentação saudável proporciona, deve recuperar as águas de cozedura de alimentos saudáveis como os legumes e hortaliças, pois são ricos em muitos tipos de minerais, proteínas e vitaminas.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.