Gripe, Sintomas e tratamento

A gripe é uma epidemia que surge maioritariamente nos meses mais frios, atingindo as crianças e os idosos com maior intensidade, assim como as pessoas portadoras de doença crónica, como patologia cardíaca, patologia pulmonar ou diabetes. Este grupo de risco deve ter especial cuidado, quando surgem os primeiros sintomas de gripe e recorrer a um médico.

Os sintomas de gripe mais comuns são cansaço geral, febre, cefaleias, espirros, mialgias e tosse com alguma expectoração, que podem provocar dores nos pulmões e costas, e ainda corrimento nasal. Em caso de febre, inicialmente a pessoa sente uma sensação de frio, uma vez que todo o corpo trabalha para aumentar a temperatura corporal, provocando tremores de frio. E quando a temperatura corporal está alta, o corpo tenta combatê-la através da transpiração.

Para combater os primeiros sintomas de gripe, deve tomar certas medidas como beber grandes quantidades de líquidos, descansar, evitar correntes de ar frio e para isso permanecer em casa. As comidas devem ser leves para uma digestão simples. Pode associar o consumo de analgésicos e expectorantes, de acordo com aconselhamento médico, e ainda optar pelos remédios caseiros, como o mel, a vitamina C dos citrinos e chás quentes.

A gripe atinge o seu auge normalmente ao terceiro dia, embora os sintomas de gripe possam prolongar-se durante alguns dias ou semanas, mas não de uma forma tão intensa, daí ser muito importante o repouso para restabelecer as forças, e iniciar as actividades de vida diária.

Uma das complicações que pode ocorrer no grupo de risco susceptível à gripe, é a pneumonia. Para evitar este tipo de complicações o grupo de risco deve prevenir através das vacinas que são distribuídas anualmente no inicio do Outono, uma vez que o vírus sofre mutações com frequência.



2 Comentários to “Gripe, Sintomas e tratamento”
  1. dorival bassan
  2. dorival bassan

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.