Sugestões para acabar com a azia
A azia (também frequentemente conhecida como refluxo ácido) é o excesso de sucos digestivos no estômago e que reflui até à garganta. Como no esófago não existe uma barreira protectora, este ácido acaba por irritar e danificar o revestimento do mesmo, levando a sintomas dolorosos, tais como ardor, dor (por trás do esterno) e uma sensação de enjoo, que muitos simplesmente descrevem como um “mau sabor na boca”.
Alguns estudos revelaram que cerca de 10% dos adultos sofrem com este problema diariamente, e que 35% a 40% apresentam ocasionalmente sintomas. A sensação de azia ocorre frequentemente nas duas horas posteriores à refeição, especialmente se a pessoa estiver deitada, podendo melhorar com a toma de anti-ácidos.
Seguem-se algumas sugestões de como acabar com a azia.
Principais causas
Entre as principais causas da azia podemos destacar as seguintes:
- A sua alimentação – a forma como come tem grande influência em como se vai sentir algumas horas depois. Uma alimentação pouco cuidada ou comida em excesso pode provocar pressão e levar à libertação de ácido.
- Bebidas com cafeína e álcool são também dos principais responsáveis para o aumento de acidez no estômago.
- Também o tabaco contribui em parte para aumentar a azia.
- Comer demasiado depressa ou antes de se ir deitar também é desaconselhado, uma vez que pode facilitar a libertação de ácido para o esófago.
- Alguns medicamentos relativos a problemas de coração, asma e hipertensão podem fazer com que o seu estômago produza mais ácido.
Como acabar com a azia
Bebidas
Evite: Ingerir bebidas alcoólicas ( em especial as bebidas destiladas e espumantes), refrigerantes (em especial os que contém elevados valores de cafeína e gaseificados) e bebidas ácidas. Também o consumo de chá preto e café em excesso é pouco aconselhado.
Medicamentos
Evite: Automedicar-se, pois alguns medicamentos podem ser muito prejudiciais para as sensíveis paredes do seu estômago. Deve também evitar a toma de medicamentos em jejum.
Deve: A toma dos medicamentos deve ser sempre feita com água e após as refeições. A única excepção a esta regra é se existir indicação médica em contrário.
Refeições
Evite: Passar muito tempo sem comer. Jejuns prolongados e jantar tarde vão favorecer o aparecimento de azia. Evite também ingerir comidas demasiado pesadas (em especial à noite). Comer muito depressa e não mastigar bem os alimentos pode causar-lhe azia.
Deve: Fazer várias refeições ao dia (aconselhamos 6). Coma mais vezes, mas em menor quantidade. O pequeno-almoço é uma das refeições mais importantes, por isso, nunca o deixe de tomar. Coma devagar, mastigue bem os alimentos e adopte uma boa postura às refeições.
Tipo de alimentos
Evite: Alimentos demasiado gordurosos, como fritos e alimentos gordos. Refeições demasiado condimentadas, como refogados e doces também podem estimular a azia. Evite também alimentos pesados (como feijão, couves, etc.)
Deve: Consumir carnes magras (frango, peru) e peixe. Também aconselhamos o consumo de cereais (em especial os integrais) e alimentos ricos em fibra. Dê preferência aos lacticínios magros e inclua bastante fruta na sua dieta.
Exercício e repouso
Evite: Deitar-se após as refeições. Evite também o uso de roupa muito apertada após uma refeição e pegar em objetos pesados ou fazer força depois de comer.
Deve: Fazer exercício ligeiro após uma refeição, pois vai facilitar a digestão (sugerimos caminhadas, por exemplo).Mantenha o peso ideal para a sua constituição. Eleve a cabeceira da cama cerca de 20 centímetros. Durma sobre o ventre.
if (in_category('sexualidade-e-qualidade-de-vida')) { ?>} ?>
Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário
Cancelar resposta
Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.
Gosto, recomendo.