Tipos de Medicamentos Naturais

Os medicamentos naturais são cada vez mais procurados pelas pessoas, pois estão isentos de produtos químicos, os quais muitas vezes são nefastos para a saúde, por isso as pessoas optam por ervas medicinais, óleos essenciais, remédios homeopáticos, suplementos alimentares e outros ingredientes naturais como o alho, limão entre outros, os quais se encontram em lojas de produtos naturais, farmácias e também em hipermercados, devido ao aumento da sua procura. Este produtos carecem de locais secos e escuros para serem armazenados.

Óleos essenciais

Os óleos são destilados a partir de algumas plantas que tem propriedades medicinais, e são armazenados em frascos de vidro escuro bem condicionados, para manterem as suas propriedades activas durante pelo menos 3 anos. Estes tem as suas propriedades medicinais mais activas quando utilizados em estado puro, sem diluição ou manipulação. Contudo os óleos essenciais não devem ser aplicados directamente na pele, pois podem queimar e nunca devem ser ingeridos, a não ser por indicação médica.

 

Ervas Medicinais

As ervas estão presentes nos medicamentos naturais em três formas: cápsulas, tinturas (extractos), e chás medicinais (infusões). As suas propriedades medicinais são tanto mais eficazes quanto melhor a sua qualidade, por isso deve seleccionar as ervas de melhor qualidade, que são as de cor viva e com fragrância. As ervas medicinais devem ser guardadas num recipiente de vidro hermeticamente fechado, bem condicionado, para que as suas propriedades se mantenham activas durante um ano. As ervas também são utilizadas em óleos e bálsamos, os quais devem ser armazenados no frigorífico durante 6 meses no máximo.

Os chás medicinais ou infusões de ervas são a forma mais tradicional e conhecida, e também menos dispendiosa, e tem muitas vantagens para a saúde. São óptimas para os problemas digestivos, para infecções do tracto urinário, pois os líquidos ajudam a limpar a bexiga, contudo os chás não extraem todas as propriedades medicinais de todas as ervas, e podem ter um sabor desagradável, por isso as pessoas optam por cápsulas.

É importante referir que as mulheres grávidas e que amamentem devem consultar um médico antes de tomar qualquer remédio à base de ervas.

 



1 Comentário to “Tipos de Medicamentos Naturais”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.