Tratamentos naturais para a constipação

Se está doente com uma constipação sabe o quanto esta pode ser desgastante e incomodativa para as suas rotinas diárias. Os sintomas mais comuns passam por corrimento nasal, tosse, congestão nasal, dor de garganta, lacrimejar dos olhos, espirros, dores de cabeça, dores musculares e fadiga.

As constipações podem durar entre 2 dias até 2 semanas, mas com alguns tratamentos naturais é possível aliviar os sintomas e acelerar a sua recuperação.

Segue-se uma lista de alguns dos tratamentos naturais para a constipação mais populares e eficazes:

 

 

Mel

O mel pode ser muito eficaz para tratar de forma natural uma constipação. Contém agentes antibacterianos e antivirais naturais e também antioxidantes que podem ajudar a  fortalecer o sistema imunológico. Ferva um pouco de água e misture duas colheres de sopa de mel. Esta solução natural pode ser também benéfica para a eliminação de infecções bacterianas, bem como para acalmar desconfortáveis ​​sintomas de constipação, tais como tosse excessiva.

Água

Algumas mudanças simples nas suas rotinas diárias também vão ajudá-lo a ver-se livre de uma incómoda constipação mais depressa.  Um bom exemplo do que falamos é manter-se bem hidratado e beber bastante água, cerca de 8 copos por dia. A água vai ajudar a soltar a expectoração,  o que por sua vez pode aliviar o desconforto associado à congestão.

Vitamina C

Talvez um dos tratamentos naturais mais conhecidos e populares. Enquanto anti-histamínico natural alivia as vias respiratórias, tendo ainda uma ação antioxidante e fortalecedora do sistema imunitário, o que se torna benéfico no tratamento de constipações. O consumo de vitamina C tem também benefícios preventivos, devendo a sua ingestão ser feita especialmente nos meses mais frios e propensos à ocorrência de constipações. Aconselha-se a ingestão de 75 mg diários no caso das mulheres e 90 mg no caso dos homens. A vitamina C ajuda a reduzir a duração dos sintomas e da própria constipação em si.

Echinacea purpurea

Trata-se de uma planta natural e cujas propriedades estimulam o sistema imunitário. A sua ingestão proporciona um alívio e combate eficaz de todos os sintomas de constipação. Deve-se misturar 15 a 20 gotas de extrato de Echinacea purpúrea com água morna, ingerindo-se a mistura quatro a cinco vezes por dia.

Alho

O alho é mais um ingrediente natural muito utilizado no tratamento de constipações. Para além de todos os seus benefícios no tratamento das constipações é também um ingrediente que facilmente tem sempre disponível na sua casa. É conhecido pelas suas propriedades anti-bacterianas, sendo por isso muito eficaz a combater os sintomas de constipação.

Zinco

Pode encontra-lo à venda em forma de suplemento (comprimidos) e possui propriedades antioxidantes que auxiliam na recuperação de vários tipos de lesões e mal-estares, incluindo a constipação e os seus sintomas.



2 Comentários to “Tratamentos naturais para a constipação”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.