Vacinas: verdades e mitos
As vacinas conferem imunidade contra doenças causadas por vírus ou bactérias e são consideradas por muitos como algo indispensável e uma das grandes maravilhas da medicina moderna.
Contudo, outros encaram-nas com alguma cautela e até suspeitam dos seus reais benefícios. Esta diferença de opinião tem dado azo a diversos debates, sendo que também muitos mitos têm sido criados em torno da vacinação, que muitas vezes se vêm a revelar bastante infundados e longe da realidade.
Vamos então conhecer um pouco mais acerca dos mitos e verdades que se construíram a volta das vacinas.
Mito: As vacinas podem ter alguns efeitos secundários indesejados
Verdade: De facto as vacinas podem acarretar não só benefícios, como também alguns efeitos colaterais. Contudo, os mais comuns passam por uma dor ligeira no local da injeção e alguma febre, que pode ser rapidamente tratada com um simples recurso a paracetamol ou ibuprofeno. Também já foram registadas crises convulsivas em alguns casos, mas estas são bastante mais raras, sendo que os riscos variam de acordo com o tipo de vacina empregue. Estudos também têm revelado que algumas crianças têm maior risco de efeitos colaterais do que outras.
Mito: As vacinas causam autismo
Verdade: Não está de forma alguma comprovado que exista uma relação direta entre a vacinação e o autismo. Diversos estudos recentes publicaram relatórios em que não foram encontradas evidências científicas de uma relação entre as vacinas e o autismo. Na realidade, alguns especialistas concluem que é mais arriscado para uma criança não ser vacinada, uma vez que existe maior probabilidade de contrair um doença grave, do que evitar a vacinação com base em teorias não provadas.
Mito: A imunidade natural é melhor que as vacinas
Verdade: Embora as infecções sejam mais propensas do que as vacinas para provocar imunidade vitalícia, a verdade é que existe sempre o risco de complicações caso esta não se confirme. O risco é demasiado elevado para optar pela não vacinação.
Mito: As vacinas são apenas para crianças
Verdade: Totalmente falso e não podia ser mais errado pensar que as vacinas são apenas para as crianças. Podemos encontrar numerosas vacinas que podem ajudar a manter adolescentes e adultos, jovens e velhos, saudáveis. Uma das mais populares, especialmente junto da população mais idosa, é a vacina da gripe, que é tomada anualmente, pois o vírus sofre frequentemente mutações. Esta faixa etária podem também beneficiar de vacinas contra a pneumonia. Todos os adultos devem tomar os reforços das suas vacinas na devida altura, como é o caso do reforço para o tétano.
if (in_category('sexualidade-e-qualidade-de-vida')) { ?>} ?>
Tudo o que sirva para esclarecer o cidadão é util.
ACHO QUE O GOVERNO DEVERIA VACINAR GRATUITAMENTE TODOS OS CIDADÃOS, E NÃO SOMENTE CRIANÇAS E OS ACIMA DE 60 ANOS