Prepara-te para o vestibular com um pouco de exercício físico
if (FALSE && !in_category('sexualidade-e-qualidade-de-vida') && !in_category('consumo-de-drogas')) { ?>
} ?>
if (in_category('sexualidade-e-qualidade-de-vida')) { ?>
} ?>
} ?>
if (!in_category('sexualidade-e-qualidade-de-vida') && !in_category('consumo-de-drogas')) { ?>
} ?>
Muitas pessoas, preocupadas com as notas no vestibular, abdicam dos exercícios físicos, porque acham que o tempo gasto nessas atividades pode ser melhor aproveitado estudando.
Esse pensamento é totalmente errado! Os exercícios físicos são muito importantes para o desempenho no vestibular e no aproveitamento dos estudos. Vejamos como:
- A atividade física diminui os níveis dos hormônios como o cortisol, que causam a falta de memória e dificuldade de aprendizagem, por isso são indicados para as pessoas que estão nessa fase de estudos.
- As atividades físicas em nível moderado reduzem os níveis de stress, que tanto afetam os estudantes na hora do vestibular.
- Também melhora a condição física e mental, fazendo com que haja maior concentração nos conteúdos estudados.
- Os exercícios físicos melhoram também as funções cognitivas como a memória, a atenção e o raciocínio e ainda melhora a qualidade do sono. Fatores esses que são de suma importância para a otimização da aprendizagem.
- Os exercícios mais indicados para as pessoas que estão perto de enfrentar o temido vestibular são, musculação em níveis moderados e exercícios aeróbicos como natação, bicicleta e corridas. Além desses também são recomendadas atividades físicas de flexibilidade, como a ginástica e o alongamento. Assim os estudantes trabalham os três principais pilares do equilíbrio, a força, a flexibilidade e o cardiovascular.
- Os exercícios físicos estimulam a liberação de neurotransmissores, como a endorfina e a dopamina, que são hormônios essenciais para o bom funcionamento do cérebro, das suas atividades e também para proporcionar a sensação de bem-estar.
- As atividades físicas também liberam uma descarga saudável de adrenalina no cérebro, o que deixa a pessoa mais atenta e com menos tendência à sonolência, além de manter constante o nível de glicose no sangue, que é fundamental para a nutrição dos neurônios.
- Os esportes coletivos são uma boa opção. Eles estimulam a visão geral das circunstâncias e a prever as consequências.
- Não fique muitas horas seguidas estudando. O estudo é importante, no entanto, o desgaste do cérebro faz com que você perca a atenção com o passar do tempo. Faça pausas e pequenas caminhadas nelas, mas não faça sempre o mesmo trajeto, além de relaxar ao caminhar, os trajetos diferentes estimulam mais o seu cérebro.
- Escolha bem os horários para praticar exercícios físicos. A atividade física aumenta a temperatura corporal, o que desperta a pessoa. Por isso, evite praticar no horário antes de dormir, para não perder o sono. Um horário indicado é depois do almoço, visto que nesse horário você se sente sonolento, fazendo com que aumente a sua concentração nos estudos.
- Na hora de fazer exercícios físicos dedique-se completamente a eles. Não pratique as atividades apenas com o corpo, e a cabeça nos estudos. Este tempo é de relaxamento total, concentre-se nos movimentos que você faz, apenas nisso.
- Pratique atividades físicas pelo menos 3 vezes por semana. E de maneira regular, não apenas na época do vestibular. Os benefícios são maiores que uma atividade esporádica.
Por isso, quem estiver se preparando para o vestibular, lembre-se, tão importante como os estudos, são os exercícios físicos. Pratique os regularmente.
if (in_category('sexualidade-e-qualidade-de-vida')) { ?>} ?>