Boas razões para fazer exercício físico vigoroso
Todos nós sabemos da importância da prática de exercícios físicos para a saúde e bem estar de quem o pratica.
São várias as opções de atividades, de frequência e também de intensidade na execução das mesmas, dentre elas se encontra o exercício físico vigoroso.
O exercício físico vigoroso é aquela atividade física que exige força saudável e que oferece energia e vitalidade para quem pratica. Além, claro, dos benefícios naturais que já sabemos para todo o corpo.
Vejamos alguns dos benefícios do exercício físico vigoroso:
- Auxilia no combate ao câncer de próstata – os pacientes, com a doença, que praticam quantidades moderadas de atividades físicas vigorosas, de maneira regular, diminuem os riscos de morte por causa da doença. As principais atividades físicas para os portadores dessa doença são a corrida, a natação, o ciclismo, o remo, tênis, squash, frescobol e golfe.
- Alivia e até combate os níveis de estresse – essa atividade é responsável por reduzir um dos principais aspectos do envelhecimento das células, o encurtamento dos telômeros. Isso retarda o envelhecimento das células, fazendo com que permaneçam no organismo com as suas atividades normais, o que diminui drasticamente os níveis de estresse dos indivíduos que praticam exercícios físicos.
- Reduz o risco de gripe – a prática de exercícios físicos por 30 minutos durante, pelo menos, 3 dias da semana, ajuda a diminuir o risco de contrair o vírus da gripe. Para isso a atividade deve ser vigorosa o suficiente para te fazer suar.
- Protege contra o risco de desenvolvimento de osteoporose – Nas crianças e adolescentes a atividade física ajuda a diminuir os riscos da doença mais tarde na vida desses indivíduos. Isso porque os exercícios estimulam o desenvolvimento ósseo, tornando o mais forte e menos propício a osteoporose.
- Diminui os sintomas da menopausa – nas mulheres, a prática de exercícios físicos ajuda a atenuar os tão temidos efeitos da chegada da menopausa. As mulheres que praticam atividades físicas regularmente notam uma diminuição nos níveis de estresse e ansiedade quando chegam nessa fase da vida.
No entanto, os exercícios físicos vigorosos, quando praticados regularmente podem:
- Aumentar o risco de doenças cardíacas – A prática frequente de atividades vigorosas pode aumentar o risco de fibrilação arterial, que é um distúrbio cardíaco que envolve um ritmo acelerado dos batimentos cardíacos, onde as aurículas contraem-se de uma forma desordenada e anormal. O que aumenta o risco de possíveis doenças cardíacas.
- Aumenta a incidência de doenças mentais – ao contrário das expectativas, alguns estudos demonstram que a atividade física vigorosa, quando praticada regularmente, pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças psiquiátricas. Os investigadores ainda sugerem que a perseguição do exercício vigoroso está diretamente relacionado a uma vulnerabilidade às doenças mentais.
Assim, sabemos que a prática de exercícios físicos é essencial para a nossa saúde e para o nosso equilíbrio físico e mental. No entanto, como já sabemos, tudo tem que ser na medida certa. As atividades físicas vigorosas trazem vários benefícios, porém, quando se torna obsessão pode trazer alguns malefícios também. O ideal é um plano de treino feito por um especialista, onde haja um equilíbrio na intensidade, evitando assim possíveis complicações.
if (in_category('sexualidade-e-qualidade-de-vida')) { ?>} ?>