Exercícios Físicos para Gestantes
Muitas mulheres levam uma vida tipicamente ativa, com treinos diários, corridas matinais… E, de repente surge a gravidez e com ela surge também uma grande dúvida, o que fazer agora? Deixar a minha rotina de exercícios físicos? Virar uma típica dona de casa, que tem como principais atividades varrer a casa e lavar a louça?
A resposta é NÃO! Você não precisa mudar drasticamente a sua vida. É claro que você não vai ter o mesmo pique de antes e nem vai poder correr meia maratona ou fazer os exercícios que costumava fazer antes da gravidez. Vai ser preciso algumas adaptações e pequenas modificações na sua rotina de treinos, mas nada de extraordinário.
Se você já pratica algum tipo de atividade física, certamente já conhece os benefícios da mesma. Veja a seguir a lista dos benefícios dos exercícios físicos para gestantes:
- Melhora ou ajuda na manutenção do seu condicionamento físico
- Diminui o ganho se peso e a adiposidade normais nesta fase da sua vida
- Diminui as complicações obstétricas
- Melhora a sua autoestima e a sua auto imagem
- Diminui os riscos de sofrer um parto prematuro
- Diminui os riscos de ter diabetes, num tipo específico na gestação, a diabetes gestacional
- Promove o parto normal, diminuindo assim, a incidência da cesariana e consequentemente, a sua recuperação
- Aumenta a sua sensação de bem estar
- Diminui a sensação de isolamento social
- Diminui os níveis de ansiedade e estrese que podem levar a outros problemas mais graves, como a depressão
- Melhora os movimentos das articulações e a sua condição muscular
- Entre outros muitos benefícios
Então, se você está nesta fase e não deseja cair no sedentarismo, veja a seguir a lista que preparamos dos exercícios físicos mais indicados para as futuras mamães:
- Hidroginástica – Esta atividade é a mais indicada pelos médicos para as grávidas. Isso porque a água traz conforto para as gestantes, uma vez que diminui o peso da barriga e facilita a execução dos movimentos. Além disso as aulas embaixo da água ainda diminuem os inchaços característicos desta fase, uma vez que os exercícios melhoram a circulação sanguínea.
- Caminhada – Depois da liberação do seu obstetra você pode começar a caminhar, porém, tendo alguns cuidados. A sua frequência cardíaca não deve ultrapassar os 140 batimentos por minuto. Isso significa que você pode fazer uma caminhada bem leve, podendo até mesmo conversar durante a atividade.
- Musculação – A musculação não é proibida para as gestantes. No entanto, ela deve ser bem orientada, de modo a fortalecer os músculos, melhorar a postura e diminuir as dores nas costas, tão características da gestação. As mulheres que nunca praticaram atividades físicas devem começar com ritmos mais lentos para não se lesionarem. Já as mulheres que frequentavam as academias antes mesmo da gravidez, podem continuar o ritmo de treino, porém com algumas adaptações nos exercícios.
- Ioga – A ioga trabalha o corpo e a mente, o que ajuda no relaxamento da gestante. Além disso ela trabalha os músculos de maneira a aumentar a sua flexibilidade, o que te ajudará na hora do parto. Procure por academias que contenham programas específicos para grávidas, porque, com o crescer da barriga ficará difícil a execução de certas posições.
Como vê, existem bastantes exercícios físicos para gestantes que pode colocar em pratica!
if (in_category('sexualidade-e-qualidade-de-vida')) { ?>} ?>