Sintomas e tratamento de Gota

Como tratar a Gota

Para diagnosticar a Gota deve-se fazer um estudo do ácido úrico no organismo. Se este líquido apresentar cristais em forma de agulha é sinal que já desenvolveu a doença. Estes cristais só se podem ver com um microscópio especial com uma luz polarizada. A doença de Gota não tem uma cura definitiva. Mas existem  um tratamento que pode minorar os seus efeitos. Este deve ser implementado logo que a doença é diagnosticada para que seja eficaz.

Este tratamento consiste em diminuir os níveis de uricemia no organismo, para prevenir novas crises de gota. Existem medicamentos que ajudam a reduzir estes níveis elevados, mas devem ser prescritos por um médico. O mais conhecido é o alopurinol, que ajuda a diminuir a produção de ácido úrico de forma endógena. A reeducação alimentar também é importante. O doente deverá colaborar com o medicamento prescrito e eliminar na sua dieta alimentos ricos em proteínas e o álcool.

No que concerne aos episódios agudos de gota, estes normalmente são tratados com anti-inflamatórios não-esteróides, colchicina e, em alguns casos, com corticosteroídes. Em casos mais graves a cirurgia poderá ser uma opção, de forma a extrair tofos volumosos e corrigir  deformidades articulares.



3 Comentários to “Sintomas e tratamento de Gota”
  1. Joaquim Caldas
  2. Renato Pereira
  3. paulo cezar

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.