Diagnóstico da doença de alzheimer
Para diagnosticar a doença de alzheimer a comparência de um familiar ou de alguém que conheça bem o doente é importante, sobretudo se tiver uma convivência diária com ele. A falta de memória, a linguagem prejudicada, a desorientação no tempo e espaço são os primeiros sintomas da doença. saber como estas alterações começaram e a sua evolução ao longo do tempo são de extrema importância. Convém depois fazer certos exames de modo a verificar se as queixas do paciente tem algum fundamento tais como:
– Exame de sangue e de urina para excluir diversas doenças
– Exame de imagem. É importante fazer uma tomografia computorizada. Neste tipo de estudo é permitido excluir a existência de uma demência secundária.
Depois destes exames pode-se fazer outros que poderão ajudar a consolidar a certeza do diagnóstico como uma avaliação neuropsicológica. Existem testes curtos, que podem ser feitos em poucos minutos, que permitem ter uma ideia da gravidade da perda e ir avaliando essa perda ao longo do tempo; mas se é necessária uma análise mais detalhada,pois estes testes curtos não chegam e é necessário uma avaliação longa. Devido a isto, estes exames não estão disponíveis com facilidade, porém são extremamente úteis quando existem dúvidas de diagnóstico, muito particularmente na fase inicial da doença.
– A ressonância magnética cerebral pode dar um contributo muito importante, por exemplo, no caso da doença de Alzheimer, ao mostrar uma atrofia temporal mediana.
if (in_category('sexualidade-e-qualidade-de-vida')) { ?>} ?>
peço por favor um ajuda, minha mãe foi diagnosticada com alzheimer ha uma semana, em fase inicial, ela estava em um quadro depressivo, é possivel ter esse mal mesmo em fase inicial e se lembrar do mes, ano, até mesmo fatos recentes? ela consegue acertar um radio relogio q nem eu consigo…direitinho…tem alguma coisa errada com esse diagnostico ou estou enganada? e ela ja começou tomar remdio, estou muito preocupada…obrigada…