O que é a Doença de Ménière
A doença de Ménière é uma doença do ouvido interno. Uma crise começa habitualmente por zumbidos nos ouvidos e por uma sensação de plenitude ou pressão num ou em ambos os ouvidos. Em seguida, surgem vertigens, náuseas, vómitos e perda de audição, sobretudo se os episódios forem prolongados e frequentes. As crises podem ser incapacitantes, durando desde várias horas a vários dias e recorrendo com frequência variável.
As crises são provocadas por um aumento do líquido no labirinto (ouvido interno), de que resulta aumento da pressão e perda de equilíbrio. A causa subjacente da doença é desconhecida. A doença de Ménière surge, em regra, na meia-idade e afecta igualmente homens e mulheres.
Diagnóstico e exames complementares
O diagnóstico começa por um exame físico completo, incluindo um exame cuidadoso dos ouvidos e exames audiométricos. Pode ser recomendado ao doente que diminua a ingestão de líquidos ou que tome um diurético para reduzir o volume de líquidos orgânicos antes de fazer provas de audição.
Num outro procedimento, os ouvidos são irrigados com água quente e fria, o que provoca uma sensação de vertigem e movimentos oculares cujo estudo orienta para o diagnóstico.
Tratamentos médicos
Os tratamentos com medicamentos não curam a doença de Ménière, mas tomar um diurético para eliminar os líquidos em excesso pode ajudar a evitar crises. Para aliviar uma crise, o médico pode receitar:
- Anti-histamínicos, como difenhidramina, meclizina ou ciclizina, que podem aliviar as vertigens. Tranquilizantes como diazepam podem ter um efeito semelhante.
- Antieméticos, como dimenhidrinato ou escopolamina, para aliviar náuseas e vómitos.
- Esteróicles, como a prednisona, caso o médico suspeite de uma doença de auto-imunidade. Como durante uma crise pode ser impossível ao doente tomar seja o que for por via oral, estes medicamentos podem ser administrados sob a forma de penso transcutâneo, supositório ou injecção.
Pode ser recomendada cirurgia se as crises forem incapacitantes. O procedimento mais simples consiste na abertura de um orifício no osso do ouvido médio até ao labirinto para libertar o líquido em excesso. A secção de um nervo no sistema vestibular do ouvido pode aliviar as vertigens e geralmente não prejudica a audição. Contudo, se a perda total de audição já tiver ocorrido, pode ser recomendada a remoção total do labirinto a fim de eliminar as vertigens.
Medicinas alternativas
Acupunctura
Por vezes, uma única sessão é suficiente para aliviar os sintomas; uma série de tratamentos pode reduzir a frequência das crises.
Fitoterapia
Diz-se que o chá de gengibre alivia náuseas e tonturas. A gilbardeira e a betónica, em extracto ou cápsulas, também podem ajudar.
Terapia pela nutrição
Um regime alimentar com baixo teor de sal pode reduzir os líquidos orgânicos em excesso, o que pode, por sua vez, reduzir a frequência e intensidade das crises. A cafeína, o álcool e o chocolate podem agravar os sintomas, devendo por isso ser evitados. Algumas pessoas melhoraram reduzindo a ingestão de gorduras a menos de 10% do total de calorias e aumentando o consumo de legumes e fruta frescos e cereais integrais. Podem registar-se melhoras ao fim de duas a três semanas.
Tratamento em casa
Durante uma crise, o doente deve ficar deitado na cama num quarto às escuras, tão quieto quanto possível. Pode beber pequenos goles de ginger ale depois de tirar o gás para aliviar as náuseas e a secura da boca.
É extremamente importante proteger de qualquer lesão adicional as estruturas ciliares do ouvido interno, que são essenciais para a audição. Use tampões de ouvidos quando se encontrar num ambiente ruidoso ou quando utilizar equipamento ou aparelhos ruidosos, incluindo aspirador e secador de cabelo. Se o seu trabalho obriga á utilização de martelo pneumático ou outra máquina ruidosa, use protectores apropriados. Não utilize qualquer dispositivo que envie som directamente para ouvidos através de auscultadores.
Outras causas de vertigens e perda de audição
As vertigens também podem resultar de infecção do ouvido interno, enjoo do movimento, rinite alérgica, doses elevadas de aspirina e outros fármacos que afectam o ouvido interno, uma pancada na cabeça, um distúrbio vascular no cérebro ou, em casos mais raros, esclerose múltipla. A perda de audição também pode ser provocada por um tumor cerebral, acidente vascular cerebral, traumatismo, infecção virai ou lesão de um nervo.
if (in_category('sexualidade-e-qualidade-de-vida')) { ?>} ?>
…ainda relativo á doença de Ménière, comer marisco, agrava os sintomas?
sim. isso pode ficar até pior
Tenho sindrome de menieer á 2 anos os zumbidos são cada dia mais e doi-me a cabeça dos zumbidos mas tenho que trabalhar, mas custa-me mais á noite que tenho que trabalhar pois trabalho num Lar de Deficiencia e tenho que fazer turnos, tomo betacerc e bastarel
´A algum tratamento bom?
Tenho sindrome de menieer á 2 anos os zumbidos são cada dia mais e doi-me a cabeça dos zumbidos mas tenho que trabalhar, mas custa-me mais á noite que tenho que trabalhar pois trabalho num Lar de Deficiencia e tenho que fazer turnos, tomo betacerc e bastarel
´A algum tratamento bom?
tenho síndrome de ménière há dois anos e agora me encontro numa crise muito forte, passei um ano tomando medicamento como: labirin( cloridrato de betaistina) e um diurético, e a minha otorrino tirou minhas medicações, porque eu estava muito bem, mas foi só tirar as medicações que as tonturas voltaram com muita intensidade, quem tem essa doença, tem que ficar na medicação a vida toda?por favor me ajudem!
Ha todos que sofrem desse problema espero poder ajudar sindrome de nivel tres quando ja foram notadas todos os tipos de sintomas , dor de cabeça, azia, ma digestao, zumbido pressao no ouvido afetado seguida de crises de vomitos como ou igual nos casos onde a pessoa bebe muito semelhante no caso o paciente vomita , azia vomito azedo de aspecto rançozo seguido de sudoreze e tremedeiras e fraqueza eu particularmente ja passei por tudo isso , melhorou com a perfuraçao do timpano e colocaçao de um tubinho para aplicaçao de gentamicina mas a coclea resistente interrompendo aplicaçao, neste caso meu com zero de audiçao melhor seria seccionar nervo oitavo da coclea pois assim acabaria meu sofrimento que ja dura uns quinze anos pois tenho 45 , mas nos casos leves existe muito tratamento dramin b6 , betaserc mas consulte seu otorrino espero ter ajudado.
descobri que tenho a doença e gostava de saber se trabalhar por turnos fazer noites principalmente num lar de idosos faz agravar a minha situação estou neste momento em crise e está a ser muito dificil lidar com o problema limita demasiado o meu dia á dia
Estou com uma crise de tontura, que está me incomodando muito, é horrível, já faz duas semanas Q estou assim. Meu médico disse através de exames, que estou com a síndrome de menierre, faço tratamento com labirintite e hidroclorotiazida,no começo do tratamento eu melhores muito, fiquei bem um mês mais ou menos, mas agora esta crise já dura à 2 semanas e não melhora, o Q faço, né ajude.