Os cuidados com os dentes
Os hábitos alimentares modernos implicam na necessidade de uma cuidadosa higiene bucal, não só para combater o mau hálito, mas, sobretudo, para prevenir as doenças dos dentes. As duas principais afecções bucais, que podem causar a perda dos dentes, são:
– a cárie dentária: consiste na destruição dos próprios dentes e surge, sobretudo, nas crianças e nos adultos jovens;
– a inflamação das gengivas: gengivas inchadas ou que sangram (gengivite); quando a inflamação avança até aos tecidos de suporte do dente (parodontose) sem ser tratada, os dentes acabam por ficai’ descamados e cair. Este problema afecta, principalmente, os adultos.
Em suma, para uma boa higiene dentária, escove energicamente os dentes, pelo menos uma vez por dia, com uma escova em bom estado e que não seja demasiado dura. Use um dentífrico com flúor e não se esqueça de completar essa limpeza utilizando um fio dental (ou um palito). Procure ter uma alimentação equilibrada e, sobretudo, desconfie dos açúcares simples, que favorecem a formação da placa dentária. Consulte o dentista uma vez por ano, ou mais, se necessário.
Proceda do mesmo modo relativamente aos seus filhos, a partir dos dois anos: com efeito, é importante manter os dentes de leite em bom estado, porque isso assegura uma melhor implantação dos dentes definitivos.
if (in_category('sexualidade-e-qualidade-de-vida')) { ?>
} ?>