Efeitos das hormonas sexuais femininas e masculinas no peso
As hormonas sexuais femininas e masculinas, o estrogénio e a testosterona respectivamente, tem efeito sobre diversas áreas do nosso corpo, como por exemplo o cabelo, desejo sexual, o tamanho das mamas, a força, não se restringido apenas aos órgãos sexuais. Assim como produzem efeitos positivos no organismo, as hormonas sexuais também podem estar na origem de problemas de saúde, quando estas se encontram descontroladas.
Uma doença associada ás hormonas sexual feminina é a Síndrome do Ovário Poliquístico, também conhecida por PCOS. Normalmente, o óvulo chega ao folículo para ser libertado para o útero, e deixa para trás o corpo amarelo que provoca a libertação da progesterona. Esta hormona tem a função de equilibrar as concentrações de estrogénio. Numa situação de Síndrome do Ovário Poliquístico, os Ovários não libertam os folículos, quando estes estão prontos para tal, e consequentemente não é libertada a progesterona. Entretanto os folículos continuam a influenciar a produção de estrógenio, o que provoca o aumento dos níveis de estrogénio. Para combater este feito, o organismo transforma o excesso de estrogénio em androgénios, que são hormonas masculinas responsáveis pelo desenvolvimento anormal dos pelos, aumento da vontade de comer. Este é o motivo pelo qual as mulheres com Síndrome do Ovário Poliquístico apresentam cabelo enfraquecido, acne, aumento de peso na região abdominal, aumento anormal de pelos em áreas corporais comuns aos homens, o que acaba por confundir os caracteres femininos. Esta doença é maioritariamente diagnosticada devido aos sinais físicos e também a irregularidades menstruais.
Uma das soluções para a Síndrome do Ovário Poliquístico, é o uso da pílula, uma vez que esta fornece doses equilibradas de estrogénio e progesterona, que abrandam a produção descontrolada de hormonas. Além disto também controla o aumento de peso, uma vez que diminui o apetite e provoca a diminuição das concentrações hormonais em causa.
Apesar da testosterona ser considerada uma das hormonas masculinas, esta também se encontra presente nas mulheres, e pode ser responsável pelo seu aumento de peso, assim como nos homens. Tanto na menopausa como na andropausa, os níveis de testosterona propendem a diminuir. Este facto tem efeito inibidor sobre a libido, a qual também pode ser responsável por um aumento de peso, uma vez que a massa muscular é pouca e as calorias são armazenadas como gordura. Quando estes efeitos são exclusivamente devido ao decréscimo da testosterona e não devido a outros diagnósticos, como hipotiroidismo ou stress, são solucionados através de produtos que contém testosterona, como cremes ou adesivos, que através da aplicação local, podem corrigir tais efeitos. De qualquer forma a testosterona pode ter alguns efeitos colaterais ainda estudo, nomeadamente o aumento dos pelos faciais, acne, etc. O melhor a fazer é consultar o seu médico para uma segunda opinião relativamente à utilização de hormonas.
if (in_category('sexualidade-e-qualidade-de-vida')) { ?>} ?>
Eu sou muito jovem e tenho muitos pêlos indesejáveis, e ouvi dizer que poderei ter um problema hormonal que me poderá estar a provocar isso. Qual é esse problema?E como se pode resolver?Gostaria só de ficar a saber, obrigada
também tenho esse problema de excesso de pelos,procurei um endocrinologista fiz varios exames ,e foi detectado hiperplasia adrenal ,o medico disse que eu tinha o caso leve,estou fazendo tratamento,e sentindo melhoras significativas.
tenho um problema, o meu período já não vem à cerca de 2 meses, tenho 14 anos… ainda não tive relações sexuais nem nada. a minha mãe diz que posso ter um problema nas hormonas! :'( que faço?