Causas da Angina de Peito
O que causa a angina de peito
Caracterizada por uma dor no peito devido ao reduzido abastecimento de oxigénio no coração. A angina de peito é originada pela existência de uma placa ateromatosa (aterosclerosa) nas artérias onde o sangue passa com destino ao coração.
A placa ateromatosa é constituída por gordura, colesterol e sais minerais. Pode provocar restrição e resistência à passagem do sangue. A placa ateromatosa pode também endurecer a parede do vaso. A resistência provocada estimula a formação de coágulos que crescem lentamente diminuindo ainda mais o lúmen do vaso. Pode também crescer subitamente e obstruir totalmente o vaso.
Sabemos que o coração precisa de sangue e oxigénio para exercer a sua função. Mesmo com esta deficiência as artérias conseguem permitir que o sangue passe quando o corpo está em repouso. Se houver um esforço físico como correr, subir escadas, fazer jardinagem e outras tarefas diárias que exijam mais oxigenação do coração, a angina de peito pode surgir. Esta pode ainda ser causada pelo espasmo de uma artéria coronária.
A maioria dos pacientes com angina de peito sofrem de desconforto no peito e não dor. Este desconforto é habitualmente descrito como pressão, peso, aperto, ardor, ou sensação de choque. A dor de angina pode ser localizada principalmente no centro do peito, costas, pescoço, queixo ou ombros.
if (in_category('sexualidade-e-qualidade-de-vida')) { ?>} ?>