Como agir em caso de afogamento com leite ou alimentos
Como é do conhecimento de todos, tanto a comida como o ar passam pela garganta, por uma bifurcação da laringe, em primeiro lugar, passando pelo esófago e, depois, para a traqueia.
Os líquidos ou alimentos descem pelo sistema respiratório, motivados pelo fecho de uma válvula chamada epiglote impedindo a passagem do ar. É aqui que acontece o engasgo. Em casos mais sérios e graves, este problema pode chegar a causar o sufocamento, pneumonia e mesmo a morte. Assim, é de máxima importância saber como agir em caso de afogamento com leite ou alimentos.
Dicas
Uma primeira dica a seguir é que se a pessoa estiver a conseguir falar, a tossir ou mesmo a chorar, não se deverá proceder com a tão conhecida Manobra de Heimlich, isto porque a pessoa ainda consegue respirar. Se for este o caso, apenas há que tranquilizar a pessoa e esperar que melhore.
Se, no seu caso, tiver uma criança pequena, um bebé, ainda se torna mais importante saber como agir em caso de afogamento com leite ou alimentos.
- Em primeiro lugar, deverá colocar o bébé de bruços sobre um dos braços. Em seguida, encaixe o queixo da criança entre dois dedos para que a cabeça fique firme. Neste momento, as pernas deverão ficar abertas, uma para cada lado do seu braço (do braço do adulto).
- Desça esse braço cerca de 10cm para que o corpo da criança fique ligeiramente inclinado. Com a outra mão, deverá dar leves palmadinhas nas costas do bébé para que as suas vias respiratórias possam ficar desobstruídas. O líquido ou alimento deverá sair pela boca e pelo nariz.
Mas claro que também há que dar ouvidos aos especialistas no que toca a saber como agir em caso de afogamento com leite ou alimentos. Algo que nunca se deverá fazer é pôr o dedo na garganta da pessoa ou criança para a tentar desengasgar. Deve estar atento para não falar ou rir de boca cheia, pois o perigo de se engasgar é mais elevado. Caso isso venha a acontecer, algo que também não deverá ser feito nem sugerido que a pessoa faça é levantar os braços ou beber água, pois não vai resolver nem ajudar em nada.
Mastigar os alimentos corretamente é fundamental para que seja dado um maior controle do que se tem na boca. De facto, quanto mais pastosas ficarem as partículas de comida, mais controláveis elas se irão tornar, o que vem ajudar na altura de engolirmos.
Não é apenas importante saber como agir em caso de afogamento com leite ou alimentos, mas também é necessário saber como se pode evitar estas situações. Assim, para quem tiver dificuldades em engolir ou problemas de saúde, o ideal é mesmo dar alimentos pastosos para que o ato de engolir seja facilitado. Além disto, e em especial em pessoas de risco, nunca se deve comer deitado nem com a cabeça levantada, pois essas posições desalinham o canal pelo qual os alimentos passam.
if (in_category('sexualidade-e-qualidade-de-vida')) { ?>
} ?>
o que é manobra de Heimlich? obrigada
Há alguns anos já vem acontecendo esses afogamentos, inclusive com saliva, raramente com alimento, quando acontece e meu filho está próximo, ele me abraça pelas costas e massageia meu diafragma e aos poucos vou conseguindo respirar, consigo falar e tossir, mas a respiração fica totalmente obstruída. Já aconteceu de eu estar sozinha, então me debruço sobre a guarda da cadeira e aos poucos vou conseguindo respirar, não é fácil, mas ainda penso que vou desencarnar (morrer) dessa forma, por enquanto estou sobrevivendo.
bia