Como combater as insónias

O ser humano não consegue viver sem dormir. Todas as pessoas têm necessidade de dormir: poucas ou muitas horas, mas o sono é fundamental para descansar e restabelecer forças. Hoje em dia,  há muitas pessoas não conseguem dormir. Existem muitos factores que contribuem para a falta de sono.  O nervosismo e a ansiedade são os factores mais conhecidos  para uma  noite mal dormida.  Contudo, existem algumas plantas, que ajudam a devolver a calma e a relaxar para uma noite bem dormida.

Muitos casos de insónias têm a sua origem na tensão, na ansiedade ou em estimulantes, como a cafeína. Elimine todos os estimulantes da sua alimentação e experimente estes indutores de sono naturais.

Dicas para ter uma noite tranquila e reparadora

– Ler um livro relaxante antes de dormir

– Tome um banho quente com sais relaxantes antes de se deitar

– Ouça uma música suave para acalmar

– Acostume-se a deitar sempre à mesma hora para que o corpo se habitue a dormir a uma hora específica.

– Veja as condições do quarto (deve ser um local tranquilo, longe de barulhos perturbadores e sem luz). As janelas devem estar entre-abertas para que o ar possa ser renovado, mesmo na estação fria.

Plantas que ajudam a acalmar

A valeriana e o lúpulo acalmam o sistema nervoso e aliviam a insónia. Misture 30 ml de extracto de valeriana e 15 ml de extracto de lúpulo num frasco de vidro escuro.Tome uma colher de chá diluída num pouco de água morna 30 minutos antes de ir dormir Repita a dose se necessário. Atenção: A valeriana pode provocar dor de cabeça e espasmos musculares. Não exceda as quantidades recomendadas nem tome por períodos prolongados. Não utilize lúpulo se tiver uma depressão. Faça um infusão com folhas de tília e beba meia hora antes de se deitar.



2 Comentários to “Como combater as insónias”
  1. David
  2. Bem Estar

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.