Como controlar a ansiedade
O que é a ansiedade?
A ansiedade corresponde a um estado geral de apreensão. Pode ser desencadeada pela antecipação de um acontecimento particular, como um exame escolar ou médico. Este tipo de ansiedade é uma reacção normal a uma circunstância específica. Pelo contrário, a ansiedade generalizada produz sentimentos intensos de apreensão acompanhados de grande insegurança interior e sem causa aparente. Quando levada a extremos, a ansiedade generalizada provoca esgotamento emocional, insónias e risco aumentado de doenças relacionadas com o stress. Qualquer pessoa, numa ou outra ocasião, passa por fases de preocupação e medo, mas quando a ansiedade é crónica, torna-se um problema clínico que deve ser referido ao médico. Embora se trate de uma situação psicológica, a ansiedade manifesta-se por sintomas físicos, sendo cada vez em maior número as opiniões médicas de que a dieta pode ajudar a aliviar, ou mesmo eliminar, alguns desses sintomas.
Sintomas físicos característicos da Ansiedade
Secura da boca, sudação, dificuldades respiratórias, palpitações, tonturas, dores no peito, diarreia e fadiga. A ansiedade pode chegar a debilitar o sistema imunitário.
Perda de apetite e refeições perdidas perturbam os padrões normais de alimentação. Em consequência, a menor ingestão de alimentos leva a perda de peso e a nutrição inadequada. As deficiências resultantes podem ser agravadas pela debilidade que a própria ansiedade acarreta. Há provas que associam a ansiedade a uma carência de magnésio e vitamina B6. Sob tensão (stress), o organismo consome rapidamente as suas reservas de vitamina C, e as pessoas que sofrem de ansiedade crónica podem beneficiar com o aumento da ingestão desta vitamina. Assim, é essencial ter uma alimentação equilibrada e fazer refeições regulares.
As crises de pânico
São crises súbitas, muitas vezes sem desencadeante externo e duram apenas 5 a 10 minutos, embora possa parecer ao doente que duram uma eternidade. Uma crise de pânico é caracterizada pela presença de, pelo menos, quatro dos seguintes sinais e sintomas:
– Alterações respiratórias.
– Tonturas, falta de firmeza no andar ou desmaios.
– Palpitações.
– Tremores.
– Sudação abundante.
– Dores ou mal-estar no peito.
– Náuseas e indisposição abdominal.
– Aperto na garganta ou sensação de asfixia.
– Afrontamentos; arrepios de frio.
– Sensações de dormência ou formigueiro nas mãos ou nos pés.
– Vertigens.
– Medo de perder o controle psíquico.
– Medo intenso de morrer.
Habitualmente, leva-se o doente à urgência de um hospital, onde o ambiente médico protector e um ansiolítico forte o acalmam.
A ansiedade aguda
A ansiedade aguda assume por vezes a forma de uma crise de pânico — um episódio de medo intenso acompanhado por sintomas físicos, como dor no peito, dificuldade em respirar e uma sensação de catástrofe (morte ou enlouquecimento) iminente. Estudos recentes apontam para uma tendência familiar para a perturbação de pânico, que frequentemente começa na adolescência.
A hiperpneia, ou respiração acelerada, é comum durante uma crise de pânico, e esta respiração superficial e rápida perturba o equilíbrio entre o oxigénio e o dióxido de carbono presentes no sangue. Esta situação, por sua vez, provoca tonturas, palpitações, dor no peito e outros sintomas físicos desagradáveis, que, por sua vez, geram medo e agravam a ansiedade preexistente, resultando num ciclo vicioso de pânico incontrolável.
Alimentos a evitar quem sofre de ansiedade
Deve-se evitar os alimentos que podem conduzir não só a um aumento da ansiedade, como ao risco de surgirem outros problemas, em especial os que se relacionam com a digestão, como a azia. Temos como exemplo a cafeína, presente no café, no chá e em certas bebidas com cola, e também no chocolate preto. O chocolate em pequenas quantidades pode estimular o desempenho físico e mental, mas em quantidades maiores conduz à agitação, particularmente nas pessoas sensíveis à cafeína. Deve-se também evitar as bebidas alcóolicas, pois torna as pessoas que sofrem deste mal mais depressivas.
Como tratar
Terapia por medicamentos
Os medicamentos ansiolíticos são o principal tratamento médico para controlar a ansiedade generalizada como para as crises de pânico. As benzodiazepinas são os ansiolíticos mais receitados. Estes fármacos parecem funcionar aumentando a acção de uma substância química que bloqueia a transmissão de impulsos nervosos no cérebro, reduzindo assim a sensação de nervosismo e a agitação. Posteriormente, podem provocar sonolência e letargia. Também potenciam perigosamente os efeitos do álcool, pois a combinação de ambos pode conduzir a paragem respiratória e morte.
Embora os tranquilizantes sejam altamente eficazes no alívio de ansiedade e nas crises de pânico, não devem ser consumidos durante um período prolongado — habitualmente definido como mais de 12 semanas consecutivas, pois o uso continuado pode levar a dependência psicológica e habituação. Contudo, as pessoas que tenham estado medicadas com ansiolíticos durante vários meses não devem parar abruptamente, mas sim gradualmente, fazendo um desmame sob controle médico.
Por vezes, em vez de ansiolíticos, os médicos receitam fármacos que provocam menos habituação. Entre eles, contam-se os bloqueadores beta-adrenérgicos — em geral usados para tratar a hipertensão arterial e a angina de peito —, que são eficazes contra certos tipos específicos de ansiedade, sobretudo o medo de falar em público. Estes medicamentos aliviam a ansiedade, sobretudo nos seus sintomas somáticos, como palpitações, sudação, descoordenação motora, bloqueando a acção da noradrenalina, um neurotransmissor que o organismo produz normalmente como reacção ao stress.
No passado, utilizavam-se o meproba-mato, um ansiolítico, e o fenobarbital, um barbitúrico, para tratar a ansiedade. Hoje em dia, raramente são receitados com este objectivo, pois causam grave habituação e podem levar a consumo abusivo. Outro tratamento de fundo na perturbação de pânico é o uso de anti-depressivos em doses elevadas, especialmente os medicamentos tricíclicos ou os antidepressivos da nova geração.
Psicoterapia
Os psiquiatras e outros profissionais de saúde mental costumam recomendar psicoterapia em associação com os psicofármacos, uma psicoterapia de suporte emocional e trabalho cognitivo que ajuda os doentes a corrigirem formas distorcidas de pensar acerca de si próprios e a lidarem com os seus medos. Através da terapia cognitiva, por exemplo, o doente consegue controlar crises de pânico, aprendendo a interpretar e a reagir calmamente aos sintomas físicos alarmantes, em vez de reagir de forma violenta e descontrolada, que habitualmente intensifica o problema.
Outra abordagem consiste na terapia de grupo, em que os doentes partilham medos comuns e procuram formas úteis de lidar com esses medos.
} ?>
achei enteresante esse assunto eu sofro de ansiedade
morgana
tudo tem a ver comigo tenho todos estes sintomas
tem dia q parece que vou ficar louco,uma sensaçao que vou perder o controle,gostaria de saber o que provoca tanto desconcerto,e se tem cura
Olá,
Pelos poucos sintomas que nos descreve, não é possivel avaliarmos o seu problema.
Aconselhamos-lhe a consultar o seu médico de familia, e relatar-lhe os sintomas. Ele aconselhar-lhe-a um especialista caso seja necessário.
Eu Paulo sofro de ansiedade, os sintomas vem e vão, de acordo com os acontecimentos do dia a dia, tem dias q estou bem e dias que tenho a sensação de estar numa montanha russa, o coração dispara, acordo de madrugada com palpitações e sensação de morte, é horrível, mas estou tratndo com tratamentos alternativos, como exercícios físicos, yoga, meditação, oração, é claro que apelo para o diazepan qdo sinto os sintomas bater, mas somente a noite, pois o remédio faz dormir, procure um médico, mas procura mudar interiormente, não adianta querer mudar a situação externa, temos que mudar internamente, sermos mais confiantes, por que o mundo de hoje é competitivo demais, caro demais e ansiedade afeta a maioria da população mundial. Boa sorte
Tem tudo a ver comigo!
Tenho muita Ansiedade.
É de mais!
Realmente a ansiedade é uma falta de paz de espírito… Algo que consome… Sofro desse mal e sei o quanto é perturbador…
já há algum tempo que tenho tonturas, ma disposiçao, azia e mau estar ja fui varias vezes ao hospital e disseram-me que sofria de ansiedade tenho medo de ficar sozinha e muito mais medo de morrer nao sei o que se passa comigo
Eu mesmo não sei que fazer mais. 😐
ah cerca de um mes ando com sintomas estranhos, tremer,calor ,maldisposição , falta de ar ,picadas nos dedos das maos,formigueiro nas pernas , medo de morte penso que seja ansiedade
tambem sofro muito de panico tenho 3 filhos tento controlar mas ta dificil minha depreçao piorou po que sou casada mas naõ tenho nenhum apoio do meu marido muito pelo comtrario ele acha que e besteira ediz que eu tenho que cria vergonha na cara e larga de frescura que eu nao tenho mutivo pra ser infeliz depois de me dizer isso siples mente nao~fala comigo por favor presiso muito de ajuda apezar de ser casada me sinto muito sosinha
sei o que dis pois eu passo pelo mesmo mas nao tenho filhos graças a deus confie em deuz 😉
meu marido fala o mesmo
olá, ha já dois dias que sinto muitas tonturas que me dão um mau estár fico muito mal disposta, quase que a vomitar,, ao andar sinto que vou a tombar para o lado direitoe tenho de fazer um esforço enorme para controlar o andar porque parece que os pes nao sabem onde ao-de pousar. Sinto tambem um tremor na perna direita mesmo la por demtro parece que tenho alguma coisa que vibra dentro da minha perna, estou um bocado assustada porque nunca senti nada parecido, o que pode ser ?
Nossa, muito obrigado. Acabei de sair de mais uma crise de ansiedade aguda. Não durou nem cinco e nem dez minutos, e sim algumas horas. Mas acho que isso varia de pessoa para pessoa. Nessas crises eu sempre penso que irei enfartar e morrer (pois os sintomas são meio parecidos, né). Muito obrigado pelo esclarecimento!
cara eu sinto a mesma coisa não consigo controlar.Tenho medo de morrer
penso que tenho algum problema cardíaco, e já fui ao hospital quatro vezes e j fiz exames e tudo normal mas mesmo assim ainda fico com aquele pensamento negativo que vou morrer que vou passar mal.Enfim é um sofrimento ….agradesso se você responder meu imail.obrigado
cara por muitos tempo eu tive sindrome do panico com transtorno de ansiedade , foi uma faze muito dificil na minha vida , sempre achava que tinha algo cardiaco , fazia por varias vezes varios exames , ate que fui no pisiquiatra tomei remedios por um ano , enfim … graças a Deus fui curado da sindrome , e ansiedade algumas vezes ainda tenho sintomas quando estou muito preocupado ou ansioso com algo , mais nao dou mais tanta importancia ..enfim Deus é tremendo , so ele cura , salva e liberta , se apega a Deus e peça com fé que Ele tudo fará , abraço grande !
Ando a ser tratada po um meurologista devido à ansiedade (extrema) há uma semana, mas continuo com falta de ar. Será normal? Já fui oscultada por três médicos diferentes e dizem que pulmões e coração estão bem, mas a minha cabeça pensa sempre no pior.
isa tenho o mesmo problema e fiz varias consultas e exames e oresultado foi omesmo dizen que estou bem. entao devemos pensar positivo agora para queisso nao se torne um problema.procure pessoas mais alegres,locais agradaveis,relaçao familiar mais proxima,enfim;deixe opior de lado e pensse nomelhor para voçe.voçe ecapazpense positivo,abraços e boa sorte.
JA FAZ UM ANO QUE SOFRO DESTE MAL PSICOLOGICO,É TERRIVEL VC PARECE QUE VAI MORRER, O PRIMEIRO DIA REPENTINO QUE ESTA SENSAÇÃO HORRIVEL TOMOU CONTA DO MIN,FIQUEI DESESPERADO COM APEROS NA GARGANDA FALTA DE AR PALPITAÇÕES ,CALAFRIOS , SUADEIRA NOS PÉS E ARDENCIA NAS COSTA DAI PROCUREI UM MÉDICO,A MINHA PRESÃO ESTAVA EM 17, FIZ O CARDIOLETRICO E TUDO NORMAL ,FIZ VARIOS EXAMES INCLUSIVE O ELETRO DA CABEÇA E NADA TUDO NORMAL.ENTÃO O MEDICO CONCLUIO COMO TRANTORNO DE ANSIEDADE (DEPRESSÃO)DESDE ENTÃO PASSEI TOMAR E TOMO ATE HOJE O FLUXETINA 20MG,MELHOREI BASTANTE MAS AS AINDA INCOMODA BASTANTE NA HORA DE DORMIR COM FALTA DE AR E A SENSAÇÃO DE ESTAR COM DOIS SACOS DE CIMENTOS NA CABEÇA É SOFRIDO..MAS ACREDITO QUE VOU SAIR DESSA…ABRAÇOS
Boas tardes Paulo , eu sei o que é isso, e todos o que andam a passar pela ansiedade tambem o sabem, ha dias que é dificil de controlar, outras que é facil, tb sofro de palpitações no coração, falta de ar, e mesmo tonturas, tonturas que as vezes nem me consigo levantar , Não estamos sosinhos, e venceremos esta luta, Abraços
ola gentxi amei as dicas.farei de tudo para controlar a minha ansiedade pois tou mesmo precisando. pois estou num periodo de preparacao de um exame em ingles nao em minha terra natal esta sendo dificil pois ainda estou aprendendo a lingua, enta imaginem so a minha ansiedade………
Olá, sinto o mesmo tremor na perna descrito pela Maria João Matos. O que será?
Tenho todos esses sintomas e acredito que minha ansiedade está tao forte e que foi responsavel pelo AVC q tive ha mais ou menos 20 dias. Preciso de ajuda, mas nao quero tomar aqueles remedios q nos fazem ficar meio bobas e sonolentas. Sugestao????
Pôxa karina, como vc sofreu um AVC????Vc está recuperada????
tenho muita ansiedade quando sei que preciso sair de casa , entro panico, tenho tambem hernia cervical .sera que normal quando esto ansiosa ela começa dar rigides equando ando.
Ė galera, acho que posso afirmar que esta e a experiência mais forte que já vivi em toda a minha vida..A parte ruim e nao existir uma cura, e sim adaptação da sua vida aos sintomas, ou seja, identificar quando esta acontecendo e controlar os mesmos…Infelizmente, e uma vida que se tem que viver controlando os sentimentos o tempo todo, afim de buscar um pouco de qualidade de vida. convivo com os sintomas a 3 anos e tomo medicamento a 1..não exite em tomar remédio, quando tiver orientação medica, porém não se esqueçam que o medicamento somente joga a sujeira embaixo do tapete, e não cura, somente esconde os sintomas….Você pode melhorar fazendo terapia, que a mesma ira te ajudar a te conhecer melhor, ver onde podemos melhorar como ser humano e como amenizar os sintomas..Outra coisa importante e a pratica de atividades físicas !!!!e comprovado que atividade física reduz a ansiedade. Se for fumante, pense em parar de fumar o quanto antes, pois já se tem estudo que comprovam que fumantes estão mais propícios a estes sintomas. CuIdado com álcool e drogas, pois as mesmas estimulam doenças pisiquicas, como a crise de pânico ou ansiedade generalizada…..Espero ter colaborado com algumas informações que somei durante este período…abraço a todos…
oi eu sou jaderson e sofro tudo isso que vocês estao descrevendo.tenho vontade de conversar com pessoas que passam pelo mesma coisa..por que qem não sab axa que é besteira estão só sabe que passa por esse problema.quem quizer conversar u pouco trocar algumas experiências meu email : sena_jaderson@hotmail.com…agardo contato.obrigado
Oie eu tenho muita ansiedade e muita vontade de comer, parece que estou horas sem comer chega doer o estomago. com medicamentos melhoro fica ate bem mas e so parar o medicamento e crises volta , comer muito insonia uma sensação ruim fico inquieta todos os lugares que estou esta ruim e isso atrapalha minha vida , ñ gosto muito de ficar onde tem muita gente barulho, gosta de ficar boa e viver de ben com a vida .
Fui diagnosticada com o Transtorno do Panico… O Psiquiatra me receitou remédio, a partir de entao nao tive masi crises tão intensas, porém como tem apriximadamente 15 dias que comecei o tratamento, sinto um mal estar que me encomoda muito, uma leve dor no peito, acredito que sejam coisas da minha cabeça… Será que é normal essa indisposição? Eu creio em Deus e que ele me dará vitória, pois eu só quero ficar bem e em paz!
Pessoal. vamos parar de se entupir de remedios pois eles somente mascaram o problema e te deixam mais tranquilos, os medicos sao muito uteis para o tratamentos, porem a cura esta no espirito, hoje os medicos ja vem aceitando o espiritismo, pois as doenças do perispirito nao podem ser curadas pelos medicos da terra, a quantidade de energias ruins que vivemos se instalam ali no espirito que passa o problema para o corpo, entao procure um centro kardecista que vai ajudar muito, no meu caso tive afloramento da mediunidade, pois minha mente ficava como um radio sem sintonia, fui aflorando, tomei 8 meses de remedios, fiz meditação e principalmente a reforma intima e me curei, ninguem vai morrer por causa disso e nem ficar louco, voce esta estranho somente para voce! vai dar tudo certo. mas procure uma ajuda espiritual, recomendo um livro que se chama tormentos da obssessao. fiquem com deus. quanto a essa indisposiçao é normal mesmo. com o tempo vai passar. so que nao pode ficar tomando remedio a vida toda hein, aos poucos tem que ir largando, segue os conselhos acima que vai ver, mas quanto a essas dores acredito que em no maximo 3 semanas passam. a tendencia do remedio é ajudar a melhorar cada dia mais.
Quando estou ansioso tenho fome encontrolavel.
Estou com 120 KL e não consigo emagrecer.
Como faço para controlar.
ja fiz mais de trinta exames ja fui em mais de vinte igreja fui tb no medico espirita e nada de melhorar ja falei com deus jente o que e isso e esses sintomas nao para alguem pode me dizer vida louka
anderson. talvez seu problema seja mediunidade, eu no inicio fui ao medico espirita mas nao adiantou muito. ate descobri que o que eu tinha é mediunidade ou seja, fizemos muita coisa errada no passado e temos que consertar, e ai viemos como aparelhos para os espiritos do bem que nos usam para curas etc. é um dom maravilhoso. ao inves de ir no medico espiritual, procure um centro que faz desenvolvimento mediunico, vai ver como vai melhorar, quando passar a dar passes e principalmente a fazer campanhas no centro e em contra partida deus te ajudara em varias coisas na sua vida no futuro. vida nova parceiro! vamos trabalhar, afinal combinamos isso la em cima. fica com deus.
Pessoal. vamos parar de se entupir de remedios pois eles somente mascaram o problema e te deixam mais tranquilos, os medicos sao muito uteis para o tratamentos, porem a cura esta no espirito, hoje os medicos ja vem aceitando o espiritismo, pois as doenças do perispirito nao podem ser curadas pelos medicos da terra, a quantidade de energias ruins que vivemos se instalam ali no espirito que passa o problema para o corpo, entao procure um centro kardecista que vai ajudar muito, no meu caso tive afloramento da mediunidade, pois minha mente ficava como um radio sem sintonia, fui aflorando, tomei 8 meses de remedios, fiz meditação e principalmente a reforma intima e me curei, ninguem vai morrer por causa disso e nem ficar louco, voce esta estranho somente para voce! vai dar tudo certo. mas procure uma ajuda espiritual, recomendo um livro que se chama tormentos da obssessao. fiquem com deus.
ola a todos, tambem estou sofrendo c a ansiedade generalizada.mas consigo exerçer todas as minhas atividades, com dificuldade mas consigo.sei como e duro passar por isso,.mas se eu consigo vc tambem vai consequir, nao sou melhor q niquem e estamos todos no mesmo barco, so querro dizer nao desistam, lutem o com todas as suas forças, vençam isso todos os dias, por mais cruel q pareça, nos somos privilegiados, enxerga-mos a vida diferetimente das demais pessoas, e precisamos aprender a tirar proveito disso enquanto uns chorram outros vendem lenço, vamos parar de chorrar e começar a vencer…., que Deus abençoe a todos