Dicas para fazer caminhada
A caminhada é um exercício poderoso! É fácil, sem custo ou contraindicação, emagrece rápido, tonifica os músculos, reduz o risco de doenças e ainda melhora o astral.
Se praticada com frequência – no mínimo 3 vezes por semana, durante 30 minutos – torna-se eficaz para quem quer abandonar o sedentarismo, expulsar doenças e melhorar a qualidade de vida.
Se ainda não está convencido de que a caminhada é o melhor e mais completo exercício, vamos citar alguns dos benefícios que ela traz.
- Emagrece e mantém o peso em equilíbrio
- Melhora a circulação
- Deixa o pulmão mais eficiente
- Combate a osteoporose
- Afasta a depressão
- Aumenta a sensação de bem-estar
- Deixa o cérebro mais saudável
- Diminui a sonolência
- Controla a vontade de comer
- Protege contra derrames e infartos
- Reduz o risco de doenças cardiovasculares
Se está decidido a trazer a caminhada e os seus benefícios para o seu dia-a-dia, aqui vai algumas dicas:
1- Frequência – Para que a atividade seja eficiente é necessário que seja praticada com frequência. O mínimo é de 3 vezes por semana, durante 30 minutos.
2- Roupa certa – Escolha roupas leves e arejadas, evitando cobrir todo o corpo. As camisetas e shorts de tecido sintético são ótimos, uma vez que absorvem o suor da pele, passando-o para o tecido, onde evapora facilmente.
3- Tênis certo – Eles são as peças mais importantes na caminhada, por isso escolha bem.
- Escolha um tênis meio número maior que o normal, isso evitará o atrito para que suas unhas do pé não sofram.
- Tenha certeza do funcionamento do sistema de amortecimento, quanto maior o seu peso, maior a importância do sistema para o seu exercício.
- A ponta do calcanhar deve ser mais elevada que a ponta do tênis, isso favorece seus movimentos, e evita o desgaste dos tornozelos e joelhos.
- Preocupe-se em escolher um tênis com boa ventilação na parte superior, já que os pés transpiram na hora da caminhada para, de facto, emagrecer.
4- Local – Se você é um iniciante na caminhada, opte por terrenos de terra e grama planos, ou até mesmo a esteira para ganhar força nas articulações. Depois de algum tempo já poderá escolher terrenos irregulares, íngremes pois suas articulações já estarão fortalecidas.
5- Horário – Escolha preferencialmente os horários com temperatura suave, fugindo dos horários de maior calor. O ideal é antes das 10h da manhã e depois das 18h.
6- Hidratação – Durante o exercício o corpo perde muita água e, para evitar uma desidratação, leve sempre uma garrafinha de água e vá bebendo durante a caminhada.
7- Respiração – A respiração é importante para evitar a famosa “dor de burro”. O correto é inspirar pelo nariz e soltar pela boca. Tenha cuidado, pois ao imprimir um ritmo mais veloz, a tendência é abrir a boca na tentativa de levar mais ar para os pulmões.
8- Banho frio – Após a atividade física alongue-se bem e tome um banho em água fria. Uma ducha fria evita a inflamação dos músculos, relaxa e minimiza as dores.
if (in_category('sexualidade-e-qualidade-de-vida')) { ?>} ?>
Gostei das informações: elas são muito importantes e por isso, vou repassá-las às pessoas do meu contacto.
Já faço tudo isto há uns anitos, e tenho-me sentido lindamente. Aconselho toda a gente a praticar…o corpo e a mente, vão ficar-lhe muito gratos.