Efeitos nocivos do tabagismo
O hábito de fumar constitui uma das mais importantes causas de doença e é nocivo à vida das pessoas, pela incapacidade e morte que lhes são inevitáveis. A OMS classifica o tabagismo como a principal causa de doença e morte no mundo.
Males do tabaco na saúde das pessoas:
- Aumento do cansaço pois o oxigénio nas células é reduzido.
- A cabeça fica pesada e a dores de cabeça aumentam.
- Rouquidão e irritação na garganta são frequentes.
- A tosse regular e irritativa.
- Aparecimento de agulhadas no peito
- Reduz a capacidade pulmonar, o sistema respiratório enfraquece, deixando a pessoa que fuma mais exposta a infecções, gripes, etc.
- Retarda o nível de crescimento nos jovens que fumam.
- As mulheres que fumam e usam anticoncepcionais têm maior probabilidade de riscos de trombose, os tecidos ficam envelhecidos e as rugas aparecem devido à pele seca pelo fumo do tabaco.
- A fisionomia do fumador fica pálida e enrugada, as gengivas ficam fracas, os dentes ficam manchados.
Principais doenças causadas pelo tabaco
O fumo do tabaco diminui a capacidade de oxigenação do sangue. As folhas de tabaco possuem uma substância muito tóxica: a nicotina; e o seu fumo tem outras substâncias altamente nocivas para as vias respiratórias e para os pulmões e algumas são responsáveis pelo aparecimento de cancro dos pulmões, dos brônquios, da laringe e do lábio. O fumo do tabaco favorece o aparecimento de doenças cardiovasculares (enfarte do miocárdio), bronquites, enfisemas, úlceras de estômago, úlceras no intestino e perturbações do sistema nervoso.
if (in_category('sexualidade-e-qualidade-de-vida')) { ?>
} ?>