Hipoglicemia – Causas e Sintomas
Hipoglicemia significa glicose baixa no sangue. A hipoglicemia corresponde à descida da glicose no sangue abaixo de um valor considerado mínimo, que é de 60mg/dl. as células do organismo alimentam-se de glicose. A vida das células do cérebro depende, fundamentalmente, do fornecimento de glicose, e por isso, entram em sofrimento quando acontece a hipoglicemia, podendo dar origem a alterações graves. No entanto, o nosso organismo dispõe de mecanismos de compensação para se proteger dos perigos e para avisar o indivíduo da existência da hipoglicemia e da necessidade de a tratar com urgência. Esses mecanismos incluem a produção de determinadas hormonas como a adrenalina, o glucagon, o cortisol e outras, cujo objectivo é o de forçar o fígado a lançar as suas reservas de glicose’ na corrente sanguínea, compensando em parte a baixa de glicose no sangue.
Como se manifesta a hipoglicemia?
É uma situação que se estabelece rapidamente, em alguns casos sem aviso, mas a maior parte das vezes com sintomas como suores, palpitações, nervosismos, sensação de fome, perda de forças e modificações do comportamento simulando, muitas vezes, situações difíceis de enquadrar (por exemplo, estado de embriaguez, recusa de ingestão de açúcar ou/e de medição da glicemia capilar no sangue obtido por picada no dedo). Se a correcção da hipoglicemia não for feita com urgência, podem surgir dificuldades na fala, perdas de memória, confusão mental e visão desfocada.
Quais são as causas da hipoglicemia?
A baixa de glicose no sangue pode acontecer nos indivíduos portadores de diabetes quando a dose de insulina injectada é excessiva, acontecendo o mesmo com os comprimidos que se toma para baixar a glicose no sangue (antidiabéticos orais) ou por omissão de uma refeição; ou por ingestão insuficiente de hidratos de carbono (os hidratos de carbono são alimentos a que vulgarmente se chama farináceos) na alimentação diária; ou por actividade física intensa e inadequada; ou, ainda, por uma combinação de vários destes factores.
Como se trata a hipoglicemia?
O tratamento pode ser curativo e preventivo. O tratamento curativo deve fazer-se quando aparecem os primeiros sintomas de hipoglicemia e o doente está consciente, tomando açúcar pela boca, dois ou três pacotes ou torrões, ou um copo de alguma bebida que contenha hidratos de carbono de absorção rápida (sumos de frutas). Os sintomas devem desaparecer ao fim de 5 a 10 minutos. Será conveniente seguir a evolução da concentração de glicose no sangue, quando possível, através da medição da mesma em aparelho próprio. Nos casos de hipoglicemia grave, com diminuição de perda de consciência, que implique ajuda de terceiras pessoas, não se deve dar açúcar ou outros alimentos sendo necessário injectar uma ampola de glucagon, por via subcutânea ou intramuscular. Esta hormona vai fazer com que sejam lançadas no: sangue as reservas de glicose do organismo em poucos minutos. A seguir à recuperação da hipoglicemia, deve comer-se hidratos de carbono, como pão, por exemplo. Se a situação não reverter, o doente deve receber assistência médica imediata. Os antidiabéticos orais podem provocar hipoglicemias mais prolongadas. Em qualquer dos casos pode ser necessário o recurso a um serviço de urgência. O tratamento preventivo é constituído por determinadas atitudes que devem ser cumpridas para prevenir a hipoglicemia, como sejam: cumprir os horários das refeições; nunca deixar de fazer uma refeição; ajustar as doses dos medicamentos (insulina e antidiabéticos orais) às necessidades do doente; fazer pequenas refeições constituídas por hidratos de carbono antes de exercícios não programados; fazer o autocontrolo glicémico sempre que tiver dúvidas em relação a uma possível hipoglicemia.
Mais vale prevenir do que remediar. Nunca se esqueça de trazer consigo o “seu amigo e salvador” açúcar.
Coma hipoglicémico
Trata-se de uma alteração do estado de consciência que pode evoluir para coma profundo e resulta de uma baixa acentuada de glicose no sangue (hipoglicemia). Quando acontece uma hipoglicemia, instala-se rapidamente uma falta de glicose nas estruturas nervosas, nomeadamente cerebrais. O coma hipoglicémico estabelece-se rapidamente, de uma forma brutal, e pode simular uma crise epiléptica. O diagnóstico é confirmado por uma glicemia muito baixa (muito abaixo dos valores normais).
Nos casos de hipoglicemia sem perda de consciência, pode tratar-se com açúcar (os pacotes necessários para trazer a glicemia aos valores normais). Confirmar sempre com a glicemia capilar. Depois de conseguir obter a glicemia normalizada, deve completar-se o tratamento com hidratos de carbono mais complexos como o pão, por exemplo. No caso de coma hipoglicémico, no qual o doente está inconsciente, não deve dar-se açúcar ou bebida açucarada porque pode ser aspirado para os brônquios. Neste caso deve aplicar-se glucagon por via subcutânea ou intramuscular, o qual vai aumentar a glicose no sangue, permitindo ganhar tempo para levar o doente a um serviço de urgência onde lhe será administrada uma infusão de glicose nas veias até normalização completa da situação. Passada a “tempestade”, convém reflectir sobre as razões que levaram a esta situação.
} ?>
Prezado senhor, gostei e muito, se possivel enviar mais informacoes ,pois sou diabetica e tenho diversas vezes higlicemia,grata sheila
gostei muito dos esclarecimentos, porem me restam dúvidas quanto aos sintomas.
Olá, recentemente descobri que sou diabético e comecei a procurar mais informações sobre o assunto. Quero deixar anotado que gostei muito da página e já comprei o meu aparelho para medir a glicemia. Parabéns pelo site.
muito interessante,tenho um parente por não se cuidar, a glicemia dele é sempre elevada, é preocupante a falta de cuidado com aprópria saúde.No meu ponto de vista cada ser humano nestas condições deve verificar ao menos duas vezes na semana.E outra ter uma reeducação alimentar, cuidar-se enquanto é possivel.
ESTE SITE É MARAVILHOSO CONTINUEM ENVIANDO INFORMAÇÕES QUANTO A SAUDE.
andei pesquisando sobre diabtes e entendi que tanto alta quanto baixa os sintomas são bem parecidos, qual deixa dúvidas.baseados nos tremores, vista turva, corpo tremulo, desconforto mental e dor de cabeça também dificuldade para dormir.para ter ciencia verifiquei e foi constatado 79 e 99. Melhor esclarecimento preciso do seu parecer.
e con
statou 70 e 99.
Gostei muito deste artigo, tirou algumas dúvidas que eu tinha, tenho constantes crises de hipoclicemia, não sou diábetica.
Gostaria de receber mais informações sobre este assunto à respeito dos sintomas e prevenção.
Grata!
Tenho constantes crises de hipoclicemia, não sou diábetica.
Gostaria de receber mais informações sobre este assunto e porque as crises de hipoglicemia se não sou diabetico.
ñão sou diabetica e minha glicose ja por cinco fezes que faço o exame da 58 65 62 58 67
Ontem fui parar no hospital com hipoclicemia. Se não fosse meu filho mais novo em casa pedir socorro, eu tinha morrido! Mas não endendo, porque me aconteceu isso! Estou fazendo dieta indicado por um médico! Mas… Nem sigo à risca assim a dieta que ele me passou! De vez enquando ainda como um doce! então, porque aconteceu isso comigo! Obrigada, Vasthy
Meu pai teve uma grande crise de hipo e após disso instalou-se a confusão mental. Isso é passageiro ou pode ter sequelas ? Já faz 10 dias.
fico satisfeito, pois tomei conhecimento de que sofro disso
Sou diabético tipo 2. Estou medicado. Tento a dieta. Acontece-me muitas vezes, principalmente 1-2 horas após o almoço, a glicemia que antes estava a 200, baixar para os 40!!! Normalmente como duas ou três amêndoas doces ou mastigo 1 ou 2 rebuçados… E se caminho, depois do almoço, cerca de 30 minutos, numa sensação de desmaio e com suores, tenho que procurar a soleira de uma porta para me sentar e esperar que a “coisa” passe. Não haverá outro remédio? Obrigado
Olá,
Provavelmente não estará a alimentar-se correctamente.
Consulte o seu Médico e descreva-lhe a situação.
Olá… As vezes acordo na madrugada com sensação de fraqueza e logo a vontade de comer algo doce. Poucos minutos depois de me alimentar volto a recuperar minhas energias. Este sintomas é de hipoglicemia?
Olá Ana,
Se faz uma alimentação correcta e equilibrada e tem esses sintomas, o melhor é consultar o seu médico de familia para que possam detectar a origem dessas suas quedas de açúcar.
minha glicose sempre fica em 65,ja desmaiei varias vezes,mas nas ultimas semanas perdi peso sem dieta e tenho sentido a boca muito seca,to sempre com sede,tenho tido problemas com a menstruaçao e tenho muita dificuldade de memorizar as coisas,estou fazendo exames pra ver se estou com problemas de hormonio,que foi o que o medico desconfiou,mas isso pode ter alguma coisa ha ver com hipoglicemia????
Boa tarde,gostaria de saber se a pessoa hipoglicemica pode beber e se tbm essa doença causa falta de ar,desmaio,e fraqueza e o que eu faço para acabar com ela.
eu tenho 14 anos e tenho hipoglicemia o que eu faço quando começo a passar mal na escola?Isso tem ocorrido frenquentemente
Fui internado com alta taxa de açucar, comoçei a fazer tratamento com insulina e medicamentos via oral, mas só que agora inverteu, a taxa de açucar caiu e estou tendo hipogricemia, estou nomando somente Glicefor e não posso descuidar porque cai, gostaria de saber porque deu esta reviravolta com a minha diabetis. @Bertinho
a minha glicose e 63,sempre estou sentindo tontura,fraqueça e muito sono,já desmai varias vezes,minha presao tambem e baixa não sei se o desmaio e a presão ou a glicose como faço para destiqui o sintomas da glicose baixa
AMIGO e facil vc tem o aparelho nao tem e so medir A sua glicose nao e 63 porque ela nuca mais vai estabilisar sempre vai variar nimguem desmaia com glicose acima de 40mg pois ja tive glicose de 25mg e ainda estava conciente mais tem que toma cuidado e comer acucar na hora e sempre tentar equilibrar…
Entao ja tenho diabetes a 12 anos e ainda nao tem nenhum aparelho que avisa a ipoglicemia meu irmao tambem e DIAB pois mais cedo que eu ja sabia os citomas nao e nada facil mesmo ja ta na hora de alguem copetente de fazer um aparelho que alerte a ipoglicimia ou e o governo que quer faturar em cima de fitas de glicose, tipo um relogio ou um aprelho que fique acoplado au corpo um alarme meu deus inventam tudo menos isso PORQUE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
meu filho,está internado ha 2 dias.com hipoglicemia,e a glicose não estabiza,vai a 110 depois volta para 55.estou com medo! pois ele tem
15 anos e descobrimos ao internalo.
quarta-feira 09/11/2011 Boa tarde marquei médico para fazer exames para saber o que está errado mas estou desconfiada que tenho hipoglicemia porque as vezes tenho tontura e as vezes as vistas embaçadas.
Olá! Fiquei sabendo a pouco tempo que minha tem hipoglicemia, mas ela não é diabétca! gostaria de saber se hipogkicemia tem cura definitifo?
bom dia! gostei muito , me esclareceu algumas coisas pois tenho a pressao baixa sinto palpitacoes constantes e suor frio e confusao mental , pode ser hipo
;
Olá! Fui diagnosticada, recentemente, com hipoglicemia… Meu medico nao disse que corro riscos.. só que eu deveria ter sempre, algo com açucar à mão, como uma bala; Nao tenho diabete. O problema é que sou bastante lenta e muito desligada… estou sempre no automatico, mas ninguem percebe. Quando estao falando comigo, nunca presto atençao, mas nem percebo, até tentar lembrar o que a pessoa estava me falando. Isso é muito grave????