O Que é um Tumor Maligno

A palavra cancro ou tumor é cada vez mais utilizada, no entanto nem sempre as pessoas conhecem o seu significado. Cancro significa neoplasia ou tumor maligno. Ou seja um tumor ou uma neoplasia podem ser benignos (mais comuns) ou malignos, como o cancro. Existem muitos tumores benignos, que surgem com alguma frequência a nível dérmico, os sinais melânicos, e também a nível uterino.

Uma neoplasia significa que se desenvolveu um novo tecido dentro do organismo, que pode estar relacionado com um maior crescimento celular ou por outro lado, que células que deveriam estar morrer, porque uma célula tem um determinado tempo de vida – apoptose, não estão a morrer. Ainda pode acontecer os dois processos em simultâneo.

O que difere um tumor benigno de um tumor maligno, é que no tumor benigno as alterações celulares restringem-se a um tecido, com um determinado limite, enquanto que num tumor maligno, as alterações celulares apoderam-se de outros tecidos. Imagine se o crescimento celular que ocorre numa sutura, se alastrasse além das bordas da sutura, invadindo outros tecidos – é como funciona um tumor maligno, apesar de ser quase impossível ocorrer este tipo de alterações celulares numa sutura.

A diferença entre os tecidos saudáveis e os tecidos tumorais não são muito grandes. As únicas diferenças baseiam-se numa pequena percentagem de genes que fazem com que um cancro de estômago provoque no estômago alterações na sua forma, sendo que este vai tornar-se num órgão disforme, extravasando os limites da sua localização habitual. Sendo esta deformidade resultado do crescimento celular incontrolável, que não respeita os princípios que regem o funcionamento de um organismo e os limites habituais de um determinado órgão.



3 Comentários to “O Que é um Tumor Maligno”
  1. Andre magalhaes

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.