Prevenção da Endometriose
O que é?
Localização anormal, fora do útero, de fragmentos do endométrio (tecido que reveste o interior do útero), geralmente noutras partes ou órgãos da cavidade pélvica. Todos os meses, quando os estrogénios e outras hormonas provocam o espessamento do revestimento do útero por afluxo de sangue, os fragmentos deslocados também aumentam de volume. Os tecidos uterinos desprendem-se depois normalmente durante a menstruação. Mas os fragmentos deslocados não têm como expelir o sangue que acumularam, originando quistos, cicatrizes ou aderências (tecido fibroso que liga zonas do corpo habitualmente não ligadas entre si). Embora nem todas as mulheres com endometriose tenham sintomas, o distúrbio pode causar dores intensas. A endometriose é uma causa importante de infertilidade feminina.
Sintomas frequentes da doença:
– Dores menstruais fortes que começam antes do início do período e que se agravam no fim deste
– Fluxo menstrual anormalmente intenso, muitas vezes com grandes coágulos
– Náuseas e vómitos imediatamente antes do período menstrual
– Dores durante as relações sexuais em qualquer altura do mês
– Diarreia, obstipação ou defecação dolorosa
– Sangue nas fezes ou urina durante a menstruação
– Infertilidade
Como combater estes sintomas:
Dores menstruais fortes
Se as dores menstruais forem fortes, tome doses elevadas de cálcio e magnésio para ajudar a baixar a produção de prostaglandinas, compostos produzidos pelas células endometriais que provocam as dores menstruais. Se não tiver resultados ao fim de uns meses, tome também vitamina C para estimular a cicatrização dos tecidos lesados pelos quistos e cicatrizes- vitamina E para ajudar a equilibrar a produção de hormonas, e óleos de peixe, de onagra ou de linhaça para combater a inflamação.
Faça uma alimentação rica em produtos de soja, que contêm fitoestrogénios, os quais podem evitar o aparecimento dos sintomas da endometriose.
Faça exercício regularmente. O exercício físico pode eliminar os sintomas, podendo mesmo evitar a endometriose.
Insira na sua dieta alimentar o peixe. As mulheres que não ingerem quantidades suficientes de ácidos gordos ómega-3 (presentes nos óleos de peixe e de linhaça ) muitas vezes têm maior desconforto na menstruação.
Suplementos alimentares
Anho casto (Vitex Agnus Castus) é uma planta utilizada na medicina tradicional no tratamento do síndroma pré-menstrual. Diversas pesquisas científicas demonstraram que esta planta tem um papel importante no tratamento do desequilíbrio hormonal feminino. O anho casto ajuda a corrigir estes desequilíbrios que podem causar a dor da endometriose, além de relaxarem o útero, como acontece com o inhame-selvagem. Pode tomar também uma combinação lipotrópica, que estimula o fígado a eliminar do organismo o estrogénio em excesso.
Como surge?
Ninguém sabe ao certo porque se desenvolve a endometriose. Segundo uma teoria, os fragmentos do endométrio deslocam-se em sentido contrário ao longo das trompas de Falópio, implantando-se noutras zonas abdominais, onde se desenvolvem. Outra hipótese sugere que a endometriose é congénita — isto é, que alguns fragmentos do endométrio encontram-se fora do útero já à nascença. Ainda outra teoria propõe que a endometriose se deve a um sistema imunitário alterado que não destrói as células desses tecidos deslocados.
if (in_category('sexualidade-e-qualidade-de-vida')) { ?>} ?>