Ácido fólico na gravidez
O que é?
O Ácido fólico é um derivado da vitamina B, essencial para o desenvolvimento saudável do feto. É também conhecido por vitamina B9. Ajuda também no combate à anemia e às doenças cardiovasculares.
História
Esta vitamina foi descoberta nos anos 40 na folha do espinafre. No entanto só despertou interesse científico a partir dos anos 70. Foi aí que ganhou relevância devido a estudos que demonstraram a sua capacidade de intervenção em numerosos processos do metabolismo humano e na sua saúde psicológica. Até essa época o seu efeito mais conhecido era, junto com a vitamina B12, na renovação dos glóbulos vermelhos do sangue. É por isso que sua falta está relacionada à anemia.
A importância do ácido fólico na gravidez
A deficiência de ácido fólico na alimentação da gestante pode causar uma má-formação do tubo neural do feto dificultando o seu desenvolvimento saudável. O tubo neural é formado no primeiro mês da gravidez, sendo de extrema importância pois é o sistema nervoso primitivo do feto.
Propriedades do ácido fólico
Funções: divisão celular e transmissão de traços hereditários, formação e maturação dos eritrócitos e leucócitos.
Fontes:O ácido fólico está presentes nos espinafres, vegetais de folhas verdes, fígado, levedura de cerveja, cenouras, gema de ovo.
Deficiência: A sua falta no ser humano provoca diminuição do crescimento, anemia megaloblástica e outros distúrbios sanguíneos, glossites e distúrbios no sistema gastrointestinal.
if (in_category('sexualidade-e-qualidade-de-vida')) { ?>} ?>